Tem entre 18 e 24 anos? Veja as dicas para encontrar uma oportunidade de trabalho

O índice de desemprego no Brasil afeta a maioria dos jovens entre 18 e 24 anos. É muito difícil ingressar no ambiente corporativo, já que muitas empresas exigem experiência prévia. A pergunta que se faz é: por onde começar? Confira neste artigo!

15 de Julho de 2019

No Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente, 55 milhões de pessoas estavam abaixo da linha de pobreza em 2017. A renda domiciliar no mesmo ano era inferior a R$ 406 por mês e o principal motivo foi o desemprego, destacando-se em maioria os jovens. De acordo com o resultado do trimestre encerrado em fevereiro de 2019, o IBGE divulgou o número de pessoas desempregadas, que atingiu a ordem de 13,1 milhões em comparação aos 12,2 milhões no ano passado.

Estudo realizado pelo Pnad (Pesquisa Nacional por Mostra de Domicílios) aponta que a taxa geral de desempregados no país chega aos 11%, enquanto os jovens de faixa etária entre 18 e 24 anos, o número sobe para 26%. Motivo este por falta de experiência, que é exigência do mercado de trabalho.

Tem entre 18 e 24 anos? Veja as dicas para encontrar uma oportunidade de trabalho

Para incentivar a geração de emprego entre os jovens, o governo federal aprovou a Lei nº 10.097 em 2000. A chamada Lei da Aprendizagem prevê empresas de médio e de grande porte destinem entre 5% e 15% de suas vagas para jovens que tenham entre 14 e 24 anos. Foi a partir desta determinação que surgiu o programa Jovem Aprendiz, que incentiva a qualificação deste perfil de profissionais para a entrada deles no mercado de trabalho.

Como funciona o programa Jovem Aprendiz e como você pode se beneficiar dele? O Jovem Aprendiz é dividido em dois pontos específicos: o primeiro é a parte do aprendizado em sala de aula, em que o jovem faz um curso de qualificação técnica em alguma instituição credenciada pelo programa. A segunda parte é quando ele põe em prática esse conhecimento em alguma empresa.
Ele recebe um salário todo mês para participar das aulas e também para o trabalho. Ou seja, na época do curso, o Jovem Aprendiz também recebe, não é apenas quando ele já está na etapa do estágio em alguma empresa. Como Inscrever-se no programa Jovem Aprendiz: A participação no programa menor aprendiz acontece por meio de processos seletivos organizados pelas empresas contratantes. Cada instituição estabelece as regras de inscrição no Jovem Aprendiz, sendo necessário acompanhar os sites das empresas ou plataformas de divulgação de vagas, como o Infojobs. Jovem Aprendiz – Processos seletivos abertos. Atualmente há mais de 1.100 vagas abertas para Jovem Aprendiz.  Veja alguma das empresas com vagas abertas:
• Renner
• Centauro
• Polishop
• All Net
• Telhanorte
• Atento
• VB Serviços InfoDica:O Infojobs há 15 anos atua no Brasil, promovendo o encontro entre candidatos que buscam oportunidades de trabalho e empresas que desejam selecionar profissionais qualificados, hoje possui uma rede de aproximadamente 180 mil anúncios de vagas de diversas áreas, incluindo oportunidades para jovens que desejam ingressar no mercado.  Não deixe de buscar informações, agora que você tem todas essas dicas, confira em nosso site as vagas disponíveis. Boa sorte!

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas