Dia do Profissional de Recursos Humanos: relembre a importância do RH e desses profissionais

O profissional de RH é capaz de unir os objetivos das empresas aos sonhos dos colaboradores

03 de Junho de 2021

"Você é do RH? Posso enviar um currículo?". Qual profissional da área nunca ouviu esse e muitos outros clichês?

Acontece que o trabalho do RH agrega muitas outras funções além de contratar candidatos.

Dia 3 de Junho é comemorado o Dia do Profissional de Recursos Humanos, uma data que passou a existir após a criação da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas.

Pensando nesta data, não poderíamos deixar de reconhecer e celebrar o dia daqueles que cuidam do bem mais precioso das empresas: as pessoas. Afinal, sem elas, e sem o RH, muita coisa seria diferente.

Recrutamento às cegas: o que é, e como colocar em prática

Imagine uma empresa sem recrutamento e seleção profissional, sem treinamentos, sem desenvolvimento, sem reconhecimentos, sem avaliações e sem retenção de talentos? Assim seriam as empresas sem os profissionais de Recursos Humanos.

Então, vamos falar mais sobre a área para comemorar o Dia do Profissional de Recursos Humanos!

A criação do Dia do Profissional de Recursos Humanos

No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez após o reconhecimento desses profissionais pela Associação Paulista de Administração Pessoal, atualmente chamada de ABRH (Administração Brasileira de Recursos Humanos).

A data surgiu para chamar atenção para a importância de valorizar esses colaboradores, visto que eles são considerados fundamentais para ajudar a desenvolver as empresas.

Além disso, a data também foi criada para mostrar que esses profissionais atuam de forma estratégica. Hoje, muitos anos depois, isso tem ainda mais valor com a aplicação de novas metodologias de trabalho, como por exemplo o RH 4.0, que surgiu da transformação digital.

BANNER TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A importância do RH nas empresas

A cada década a tecnologia vem ocupando um espaço maior nas organizações. Apesar de agregar muitas novidades e vantagens, elas não são o suficiente para substituir o fator humano e a sua sensibilidade.

Não é à toa que, mesmo com a criação de softwares de recrutamento e seleção, os profissionais de Recursos Humanos continuam sendo requisitados.

Inclusive, é importante ressaltar que o manuseamento dessas ferramentas faz parte da visão estratégica das pessoas que estão por trás delas. Ou seja, os profissionais de RH.

Uma empresa que deseja crescer e reter os bons colaboradores precisa contar com a dedicação do RH.

O que o RH agrega?

Não só no Dia do Profissional de Recursos Humanos, mas em todos os outros, é fundamental reconhecer a importância das ações aplicadas pelo RH. Os resultados do trabalho da área impacta em diversos sentidos, como:

1. Aumento da produtividade

É um fato que pessoas satisfeitas com o seu trabalho entregam mais resultados. Mas o contrário também acontece.

Nesse sentido, o papel do profissional de RH é de entender os motivos do descontentamento e negociar as soluções para reter talentos e manter a produtividade.

2. Torna os processos dinâmicos

As atividades ligadas às avaliações técnicas e comportamentais são, em sua maioria, de responsabilidades do RH.

Mas, além delas, as funções de garantir o pagamento de salário e benefícios também são designadas a eles, sendo mais comuns àqueles que trabalham com o departamento pessoal.

3. Ajuda na tomada de decisões

O RH trabalha em conjunto com os outros gerentes da instituição. Por isso, o setor também oferece e toma as suas decisões baseadas em dados.

Esses dados servirão para orientar a empresa para a necessidade de novas contratações, promoções e outras ações.

4. Contribui para o desenvolvimento da organização

O RH estratégico é também focado em trazer novidades que otimizem tanto o dia a dia da própria área, como também o que seja atrativo para os colaboradores.

Por isso, os trabalhadores dessa área estão sempre ligados em inovação, tecnologia e novos benefícios.

Ação do InfoJobs no Dia do Profissional de Recursos Humanos

Para comemorar e reconhecer o Dia do Profissional de Recursos Humanos, o InfoJobs criou a ação “RH não é para amadores” que contou a participação da Maryana com Y, fundadora do Humor Lab e coautora do livro Soft Skills.

O bate-papo abordou com muito humor situações do cotidiano dos profissionais de RH, principalmente àquelas constrangedoras ou engraçadas que acontecem durante as entrevistas. Confira:

Outras dicas para profissionais de RH

Se você é profissional de RH, as dicas e ações do InfoJobs vão além do Dia do Profissional de Recursos Humanos.

Semanalmente o InfoJobs publica materiais de estudo para você elevar o seu conhecimento e os resultados da área em sua empresa. Veja:

Materiais gratuitos para profissionais de RH

Confira também as Histórias de Sucesso de empresas que investiram em novos recursos em seu RH:

História de Sucesso do RH de grandes empresas

Se você prefere receber os conteúdos selecionados para melhorar o seu trabalho e estar por dentro das tendências da área, faça parte dos grupos do InfoJobs no WhatsApp e Telegram.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga