Na hora de buscar por uma oportunidade profissional se destacar pode ser o fator decisivo para ser escolhido. Além de um bom currículo e experiências dentro da área, seus hobbies podem te diferenciar entre os demais concorrentes, resumirem parte da sua personalidade e características. Continue a leitura e veja como fazer isso.

Os hobbies são atividades realizadas por satisfação pessoal e podem incluir diversas áreas. São responsáveis por produzir a sensação de bem-estar e estimulam o desenvolvimento cognitivo e emocional. Como um dos resultados, desencadeiam melhoras na performance profissional. 

Como os recrutadores avaliam os hobbies e como demonstrá-los para as empresas?

Para as Companhias, pessoas que possuem hobbies regulares fora do trabalho mostram ter mais equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, cultivando uma vida mais produtiva e buscando bem-estar e aprendizado.

Ao fazer uma análise das atividades e suas características é possível para os recrutadores identificar algumas qualidades que servem como palavras-chave sobre você.

Alguns exemplos de como os hobbies podem ser conectados a virtudes corporativas: 

– Fazer conteúdo para redes sociais ou blog;                             – Proatividade;

– Cozinhar;                                                                                                    – Organização;                   

– Artes Marciais;                                                                                          – Disciplina;

– Pintura/Desenho (produção de arte);                                          – Criatividade;

– Fotografia;                                                                                                  – Foco;

– Yoga/ Esportes individuais;                                                               – Desenvolvimento pessoal;

– Esportes de equipe;                                                                               – Liderança/Colaboração;

– Voluntariado;                                                                                             – Empatia.     

Por isso, você pode incluir em seu resumo profissional, no currículo, um hobby que pratique com regularidade.

Descreva de forma simples e objetiva, o recrutador, como especialista em Recursos Humanos, fará a relação entre a atividade e características de comportamento e personalidade que você pode ter e que são relevantes para a empresa. 

Aproveite também o momento da entrevista para comentar sobre seus assuntos de interesse.

Ao pedirem para que você fale sobre si mesmo, mencione seus hobbies e como eles te ajudam no dia a dia. Caso não falem diretamente sobre o assunto, você pode usar a pergunta “como você se vê daqui a 5 anos?” para falar dos seus objetivos e como outras atividades te ajudam a alcançá-los.

Sempre fale com sinceridade, caso contrário ao perceberem que suas palavras não condizem com os fatos sua imagem ficará manchada profissionalmente. 

Se preparar bem para a entrevista, depois do currículo bem estruturado e adequado, é o mais importante durante o processo seletivo. Ter uma entrevista bem-sucedida e destacar seus hobbies durante a conversa fará com que o recrutador não se esqueça de você. 

Caso ainda não tenha hobbies, nunca é tarde para começar!

Você pode procurar por atividades de interesse ou por opções que proporcionem as experiências que deseja vivenciar.

Uma dica é que alinhe a atividade às necessidades importantes da sua profissão ou equipe. Dessa forma você cruza os seus interesses com as qualidades que quer desenvolver. 

Se quiser uma atividade que proporcione foco, concentração e reflexão, por exemplo, pode praticar um esporte individual, como ciclismo ou corrida.

Mas se busca desenvolver características que ajudem na comunicação, desenvoltura em público e senso de liderança pode praticar uma atividade em grupo, como esportes de equipe ou dança. 

Você pode analisar as empresas e observar o que elas costumam valorizar nos profissionais para nortear sua escolha de hobbies e as características que gostaria de desenvolver. Ao mesmo tempo em que realiza algo que proporciona relaxamento e bem-estar. 

Hobbies como profissão

Muitas pessoas, ao desenvolverem seus hobbies, acabam escolhendo uma nova profissão. Isso porque encontram na atividade uma oportunidade de carreira e paixão por realizá-la. Se tornam chefs de cozinha, artistas, atletas, fotógrafos profissionais e muitas outras vocações. 

Para isso é importante aprofundar seus conhecimentos com estudo e prática, caso os hobbies se tornem um sonho de carreira.

Se acontecer com você ou se já é um objetivo, é importante saber como planejar uma transição profissional e como encontrar oportunidades neste novo mercado. 

Por último, lembre-se de que possuir uma rotina que integra realização profissional e pessoal agrega mais felicidade, saúde e equilíbrio. É Uma ferramenta excelente para aprimorar as capacidades profissionais, encontrar novas oportunidades e ser mais valorizado pelas empresas. 

Ao acessar o site do Infojobs, além das mais de 500 mil vagas abertas, você consegue utilizar a ferramenta de avaliação de empresas e saber quais são as melhores Companhias para trabalhar.

Com a lista em mãos fica mais fácil pesquisar sobre cada uma, o que mais valorizam e procuram nos profissionais, além de quais hobbies podem te ajudar a fazer parte da equipe.

Para mais dicas, conteúdos, vagas, eventos e muito mais siga o Infojobs no Instagram, Tik Tok e LinkedIn.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos