Como planejar o recrutamento fazendo home office?

Com o aumento da demanda por trabalho home office saiba como planejar seus processos de recrutamento e seleção de forma eficaz

08 de Abril de 2020

Com a crescente do COVID-19, muitas empresas foram forçadas implementar o plano de home office para conter a disseminação do vírus.

Como planejar o recrutamento fazendo home office?

Estas mudanças impactaram significativamente o setor de Recursos Humanos, pois, devido a pausa das atividades boa parte das empresas tiveram congelamento de vagas e dos processos de recrutamento e seleção que estavam em andamento. Porém, é muito importante aproveitar esse momento para melhorar a estratégia de atração dos candidatos e manter ativa suas ações de employer branding. Para que dessa forma, na retomada econômica, sua empresa esteja no topo de lembrança de marca dos profissionais.

A seguir vamos descrever as principais ações que você poderá fazer neste período para otimizar o processo de recrutamento remoto. Confira!

Comunicação ativa

Principalmente agora, em situação de crise, é importante manter um canal de comunicação aberto com sua base de candidatos. Pois a experiência do candidato com a sua marca também impacta diretamente na reputação da sua marca empregadora. Por este motivo, possuir um banco de currículos próprio, com talentos alinhados ao fit cultural da sua empresa, facilita o processo e a comunicação.

Durante o período de quarentena, determinada pelos governadores de diversos estados, pode ser que algumas contratações ficaram em stand by em sua empresa. Mas você não deve deixar de lado o contato com seus candidatos, portanto crie uma régua de comunicação, conceito muito utilizado em marketing, que significa uma série de contatos essenciais com sua base de talentos e mantenha-os informados sobre o status do processo seletivo, mesmo que seja uma informação negativa.

Com as novas tecnologias que digitalizam processos, como o software de recrutamento e seleção PandaPé, é possível que sua empresa crie e gerencie o seu próprio banco de currículos em um único lugar, obtenha o histórico de cada candidato que participou de um processo seletivo na sua empresa e quais foram os resultados e feedbacks que ele recebeu durante as entrevistas.

Como criar um banco de currículos qualificado

O PandaPé automatiza e facilita a comunicação com sua base de currículos através de email, SMS e WhatsApp, assim você poderá manter este relacionamento de forma rápida e eficaz.

O perfil ideal 

Como o momento pede muito planejamento, é importante definir de forma inteligente quais são as principais características que sua empresa procura no perfil de candidato ideal. A criação deste perfil irá auxiliar você, recrutador, e os gestores de sua empresa a contratar de forma mais eficiente os candidatos que tiverem mais aderência ao fit cultural de sua organização.

Além de contratar de forma mais assertiva, ter um perfil de candidatos traçado em seu planejamento permite uma avaliação mais rápida de seus candidatos. No recrutamento a distância, o recrutador poderá aplicar testes específicos e personalizados para identificar o perfil ideal para sua empresa.

Indicadores e KPIs

O uso da análise de dados para tomar decisões na empresa é muito comum, porém no departamento de recursos humanos tem se tornado cada vez mais essencial. Ter um dashboard com todos os dados do processo de recrutamento centralizados permite saber o status real dos seus resultados e ajudará a identificar oportunidades de melhorias e falhas no processo.

Além dos principais KPIs do departamento, precisamos também analisar o desempenho da equipe de recrutadores. Mas como fazer isso a distância? Com o PandaPé é possível avaliar a performance de cada recrutador de sua equipe. O ATS (Applicant Trancking System) permite avaliar a quantidade de vagas abertas, quantos candidatos foram selecionados, quantos foram descartados, quais canais foram mais efetivos na busca de candidatos, além de reduzir o tempo de fechamento das vagas com a digitalização dos processos.

Otimização de tempo 

Se no dia a dia o profissional de recursos humanos precisa ter tempo para realizar entrevistas, reuniões, triagem de currículos, entre outras funções que demandam tempo e concentração. Ou seja, tanto ao trabalhar em home office, quanto no escritório, o recrutador precisa de ferramentas para otimizar processos e facilitar a rotina. Com o PandaPé, é possível programar a jornada do candidato com etapas automáticas para todo o processo operacional seja feito pela ferramenta. O status do processo pode ser compartilhado diretamente com os demais gestores de sua empresa.

Esta funcionalidade realmente é essencial para ser utilizada de forma remota, mantendo a segurança e o conforto, tanto do recrutador quanto do candidato nos processos. Além de otimizar o tempo, realizar entrevistas online, permite que o recrutador seja mais estratégico nas demais atividades.

Em períodos de crise, igual ao que estamos enfrentando nos dias de hoje, a tecnologia pode se tornar um aliado estratégico para não comprometer os resultados da empresa. Por esse motivo, é o momento ideal para mudar o mindset da equipe e tomar consciência de que a tecnologia chegou para ajudar no desenvolvimento e na otimização dos processos de recrutamento e seleção.

Como criar um banco de currículos qualificado

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