Como destacar-se em uma dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo são determinantes em muitos processos seletivos e auxiliam os recrutadores a escolher os candidatos que melhor se adequam à vaga proposta.

17 de novembro de 2016

Com isso, os candidatos devem estar atentos ao seu comportamento para conseguir uma boa performance durante o processo seletivo.

Separamos 4 dicas que vão ajudá-lo a ter um melhor resultado nas dinâmicas de grupo. Confira abaixo as dicas:

Conseguiu um emprego? Dicas para garantir o seu novo cargo! 1 – Interaja assertivamente

Está relacionado a forma como você interage e se comunica com ambiente, com outros participantes e com o jogo proposto. Mantenha um tom de voz linear, nem alto, nem baixo e procure evitar falar de modo desleixado e utilizar gírias e expressões exageradas. Você deve conversar de forma leve, sem a preocupação de se destacar o tempo todo, a sua forma de interagir conta mais pontos que o destaque, deixe para falar de si em outra ocasião. Nesse momento o importante é que você entenda a dinâmica proposta e participe dela.

2 – Pratique o autoconhecimento

Conhecer-se está diretamente ligado ao nosso desenvolvimento, não só profissional, mas humano também. Se nos autoconhecemos, sabemos em que pontos somos fortes e em que pontos somos mais fracos. Durante o processo seletivo, é importante mantermos nossas ações sobre analise o tempo todo, essas avaliações nos ajudam a saber que ações podemos desempenhar em momentos específicos. Essa competência durante uma dinâmica pode ajudar muito, pois você estará mais ciente dos seus passos e poderá desempenhar melhor o seu papel no exercício, conseguindo deixar o nervosismo de lado.

3 – Pesquise sobre a empresa

Você deve realizar essa pesquisa sobre a empresa antes mesmo de se inscrever para a vaga, pois, é a partir dela que você estará mais confortável durante a participação do processo seletivo, se as suas ideias e competências são compatíveis com a instituição. Embora não pareça, o processo de seleção é feito por ambos os lados, o candidato também escolhe se deseja ou não trabalhar na empresa. A pesquisa em relação à dinâmica lhe dá pontos de vantagem em relação aos candidatos que nada sabem sobre a cultura organizacional. Além disso, conhecer a empresa lhe auxiliará a comportar-se de forma mais assertiva, é um complemento para o primeiro item.

4 – Aja com naturalidade e atreva-se

Você deve manter a calma e evitar ficar robotizado durante o processo. O momento pode trazer certo nervosismo. Tente não demonstrar inquietude e evite bloquear-se. Se o recrutador está à procura de um profissional como você, só você pode demonstrá-lo. Seja cordial, mostre seu empenho e então, quando sentir que há abertura e que a dinâmica permite que você tenha uma atitude mais ousada, faça! (Esse passo será mais assertivo se você estiver praticando a sua capacidade de autoconhecimento). Uma atitude mais arrojada pode ser a sua jogada de mestre, a virada necessária para conseguir a vaga desejada. Mas lembre-se, não exagere!

InfoDica:

Em uma breve recapitulação: você deve manter uma postura positiva evitando estar desleixado, isso inclui estar vestido adequadamente – nós temos um artigo que pode lhe ajudar com isso, basta clicar aqui – e isso poderá estar melhor alinhado se a sua capacidade de autoconhecimento estiver sendo utilizada. Faça o dever de casa e pesquise sobre a empresa antes de participar do processo seletivo. E por último, e não menos importante, seja você! É o seu diferencial que lhe fará encontrar o sucesso na vaga almejada.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas