Saiba como contratar um vendedor com o perfil ideal para a sua empresa

Descubra como conduzir um processo seletivo eficiente e estratégico para contratar um vendedor

23 de Março de 2021

De produtos a serviços, diversos segmentos do mercado contam com um time comercial, mas para o sucesso dessa equipe é preciso saber como contratar um vendedor qualificado para as necessidades da empresa.

Portanto, neste artigo, vamos apresentar como RH deve conduzir o processo seletivo para a área comercial e contratar um vendedor com o perfil ideal.

Saiba como contratar um vendedor com o perfil ideal para a sua empresa

A importância de contratar um vendedor qualificado

Ter uma boa equipe comercial está diretamente ligado ao sucesso da empresa, sendo um desafio para gestores e recrutadores montar um time de alta performance.

Isso porque contratar um vendedor significa ter um promotor efetivo da marca, ou seja, ele precisa ter Fit Cultura com empresa para transmitir, de forma segura, a mensagem que a organização deseja e conquistar novos negócios

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Com isso, o vendedor é aquele que terá contato direto com os clientes, e dessa forma, sua performance impactará em toda empresa, desde os números até a percepção da marca.

Características de um bom vendedor

Diversas características podem ser consideradas importantes para definir um bom vendedor, considerando também as necessidades de cada empresa. Porém, separamos 5 comportamentos que são indispensáveis para esse profissional, confira:

Capacidade de escutar

Apenas um bom ouvinte consegue entender as dores dos clientes e apresentar um produto ou serviço que de fato seja uma solução para a empresa

Logo, saber ouvir é uma habilidade importante para a comunicação de um vendedor, uma vez que ajuda a construir uma relação mais próxima com o cliente.

Resiliência

Abordar um cliente, ligar, insistir em uma venda pode não ser uma tarefa simples, por isso a resiliência está entre as características mais importantes para o RH avaliar ao contratar um vendedor.

Além disso, a resiliência também está ligada à habilidade de se reinventar e encontrar novos caminhos e abordagens que levarão ao sucesso das vendas.

Proatividade

Ter iniciativa é fundamental para conquistar o sucesso nas vendas, por isso esse profissional deve ter uma postura proativa, que identifique os caminhos que podem ter maior sucesso em uma abordagem ou proposta, bem como buscar soluções que vão auxiliar no crescimento e resultados.

Senso de coletividade

Embora muitas equipes de vendas sejam movidas pela competitividade, ao buscar alcançar as metas, é importante que o vendedor também tenha um perfil empático. Ou seja, que olhe para todos do time como um só, isso fará com que todos alcancem suas metas, garantindo o sucesso da organização

Organização

A organização é fundamental em todas as modalidades de uma equipe comercial, mas principalmente para a venda de serviços e produtos com contrato de longo prazo. Manter todas as informações centralizadas e organizadas evita problemas no futuro, e garante ao vendedor uma tratativa eficiente e novos contatos.

Como contratar um vendedor com perfil certo

Na prática, contratar um vendedor qualificado pode ser muito mais simples se você seguir as dicas que separamos

Defina o perfil ideal

Parece óbvio, mas muitos recrutadores esquecem de definir o perfil do profissional que estão buscando. Porém, essa etapa é fundamental para qualquer posição, inclusive para contratar um vendedor.

Isso porque, com o desenho do perfil ideal, o setor de recursos humanos consegue delimitar e afunilar o fluxo de contratação nas demais fases do processo seletivo, garantindo um objetivo claro para o recrutamento.

É importante ter em mente que definir o perfil do profissional é diferente de escrever um job description. Ou seja, é fundamental ir além das hard skills, mas pensar também na soft skills e na cultura da empresa.


Saiba como avaliar soft e hard skills


kit como escolher o candidato ideal

Realize testes

Para contratar um vendedor ideal é importante que o profissional possua algumas habilidades indispensáveis, como capacidade de se comunicar e ser persuasivo. Além de outras características que podem ser relevantes de acordo com o perfil de cada organização.

Os testes mais comuns são de raciocínio lógico, idiomas e matemática. Mas para ir além, sua empresa pode contar com ferramentas de recrutamento como o ATS PandaPé, desenvolvido pelo InfoJobs para aplicar os testes de forma estratégica e eficiente.

Algumas possibilidades dentro do software são:

  • Teste de Fit Cultural: a fim de alinhar as expectativas entre candidato e empresa, tanto em relação aos processos, mas principalmente visando o clima organizacional, observando se o profissional está de acordo com os valores e objetivos da empresa;

  • Avaliação de integridade: em empresas onde o time comercial trabalha diretamente com as questões financeiras, avaliar possíveis comportamentos contraproducentes, ou seja, que podem indicar risco de ações inapropriadas.

    É importante destacar que o teste está relacionado à moral dos profissionais, apresentando situações que o candidato pode se identificar ou não;
  • Ebook Avaliação de Integridade

  • Teste comportamental: uma das avaliações comportamentais mais utilizadas no RH é o teste DISC, que tem como objetivo mapear traços do perfil dos candidatos, a partir de um questionário que foca em características emocionais e pessoais.

    Assim, o teste analisa os padrões para apresentar um perfil predominante, o que apresenta indicativos de como o profissional irá atuar em diferentes situações, sendo extremamente estratégico contratar um vendedor.

Perfis comportamentais

  • Dominante: pessoas que gostam de tomar decisões e de adaptam bem às adversidades;

  • Cauteloso: são pessoas detalhistas, boas para tarefas complexas, porém demandam tempo para agir;

  • Influente: perfil que possui a capacidade de influenciar e ser persuasivo;

  • Estável: bons em criar relações sólidas, por não gostarem muito de se arriscar.

É importante lembrar que não existe um perfil mais adequado para vendas, e que uma equipe com diversos perfis tende a se adequar melhor às necessidades de cada cliente.

Teste Comportamental Disc

Entreviste

Depois de analisar o currículo e o perfil dos candidatos é importante fazer uma entrevista, seja presencial ou por vídeo, para conhecer melhor o profissional e ver se de fato os seus objetivos estão alinhados.

A conversa inicial pode ser com o RH, e depois avançar para gestores da área de vendas, afinal é importante que a liderança também identifique se a contratação é adequada.


Como conduzir uma vídeo entrevista


Aplique uma simulação de vendas

Para alguns produtos e serviços, pode ser interessante aplicar uma simulação de vendas, criando uma situação hipotética onde o candidato apresenta seus conhecimentos e abordagens.

Essa etapa funciona como um pré-treinamento, e deve ser aplicada apenas em casos realmente necessários, onde avaliar a postura do candidato é fundamental para o sucesso da contratação.

Contrate com tecnologia

Investir em tecnologia para RH é uma maneira de recrutar com eficiência. Isso porque um software de recrutamento irá automatizar etapas burocráticas, analisar os perfis com Inteligência Artificial, para entregar os candidatos mais aderentes, além de otimizar a aplicação de testes e avaliações.

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Como criar um banco de currículos qualificado

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