Transformação Digital no RH: como e por que digitalizar processos

Saiba como a transformação digital torna a sua empresa mais inovadora, sem perder a qualidade e a interação entre os setores e torná-los ainda mais estratégicos.

01 de Agosto de 2019

É essencial para o bom funcionamento de qualquer organização acompanhar as mudanças do mercado para planejar, traçar e colocar em prática as melhores estratégias, com objetivo de obter resultados satisfatórios.

Uma das nítidas mudanças do universo corporativo é a Transformação Digital. Muito se fala e especula sobre como e porque investir em soluções digitais, e se realmente é possível possuir engajamento, produtividade e competitividade com ajuda do universo online.

Outra dúvida que surge muito forte referente a transformação digital é se a tecnologia poderá substituir completamente os seres humanos das empresas.

Este artigo ajudará a compreender a importância da inovação por meio da transformação digital, que já é uma realidade, atrelado ao setor de RH e os impactos dessas alterações.

Transformação Digital no RH: como e porque digitalizar processos

Transformação Digital: o que significa?

A expressão Transformação Digital é utilizada para definir as implantações tecnológicas nas empresas, gerar lucro, economizar tempo e ajustar processos internos com o intuito de atingir o potencial máximo nas operações e dos profissionais.

Os avanços tecnológicos permitem que as empresas façam uma junção, onde tecnologia e profissionais de diversos departamentos atinjam bons resultados e até mesmo ultrapassem as metas.

A transformação digital já é considerada estratégica para as empresas e está associada, também, com alterações na estrutura e cultura organizacional, pois são ferramentas que influenciam no desenvolvimento dos profissionais e no engajamento.

O principal objetivo é que recursos tecnológicos automatizem processos burocráticos, garantam o armazenamento de dados e informações, e proporcionem envolvimento em um trabalho colaborativo.

Para o RH, incluir tecnologia no dia a dia pode ser sinônimo de otimização de processo, economia de tempo e assertividade no recrutamento. Na triagem de currículos, por exemplo, é possível identificar de forma automática quais os perfis são mais compatíveis com a oferta da empresa.

Além disso, análises de produtividade e motivação, feitas através de ferramentas digitais, auxiliam os profissionais de RH a compreenderem os pontos fortes e fracos da empresa.

Como a transformação digital interfere no RH?

As empresas têm passado, constantemente, por modificações devido a pluralidade de clientes, fornecedores, candidatos, do mercado e da tecnologia, e com o departamento de Recursos Humanos não é diferente.

Também conhecido como RH 4.0, é considerado um dos setores mais importantes para o sucesso das empresas. Possuem o papel fundamental de desenvolver estratégias de Gestão de Pessoas e estão à frente do processo de R&S.

Cada vez mais, as empresas investem no departamento de recursos humanos, a fim de torná-lo mais estratégico e proporcionar melhor gerenciamento de tempo, para focar no que agrega valor para a organização: as pessoas.

Estes investimentos consistem em ferramentas digitais que transformam procedimentos burocráticos do RH e os tornam inovadores. Assim, é possível criar estratégias que capacitam os colaboradores e tornam a empresa um bom lugar para trabalhar.

Soluções voltadas para a automatização dos processos, como por exemplo: o processo admissional, benefícios empresariais, espelho de ponto, capacitação de recursos, entre outros fluxos, já fazem parte do cotidiano das empresas e a transformação digital proporciona que sejam realizados com segurança de dados, qualidade e dinamismo.

A busca por estas resoluções estão totalmente vinculadas a urgência da organização em recrutar e reter bons profissionais, evitar o custo financeiro a curto, médio e longo prazo e a queda em produtividade.

A transformação digital interfere de maneira vantajosa para o RH, pois ajuda a identificar competências e habilidades dos funcionários e adequá-los de modo correto e proveitoso nos departamentos. Este enquadramento influencia na satisfação e motivação dos colaboradores.

Por isso, é de suma importância que RH esteja inserido na estratégia das empresas, pois consegue unir conhecimento, inovação e tecnologia, para enfrentar os desafios e aprimorar processos, com foco no capital humano, visando a satisfação do time e receita para organização.

As empresas também precisam entender que somente apresentar novas soluções tecnológicas não é o suficiente.

Com a inclusão da transformação digital e os avanços tecnológicos, há grande quantidade de informações produzidas rapidamente, que precisam ser filtradas e direcionadas.

É neste ponto em que esclarecemos: a tecnologia não irá exonerar os seres humanos das organizações.

Os profissionais serão sempre o braço mais importante das empresas, pois sem estratégia, raciocínio lógico, e outras competências que só os seres humanos são capazes de exercer, não é possível atingir os objetivos.

É crucial que os profissionais saibam em quais soluções investir, quais problemas poderão solucionar através do investimento e mensurar os resultados dos funcionários através de sua produtividade após implementar os recursos digitais.

Softwares de R&S; Big Data; Inteligência artificial, Softwares para análise de performance e organização de dados.

O InfoJobs possibilita para as empresas executar o processo de recrutamento e seleção de maneira mais rápida, econômica e automática.

Dentre as vantagens que oferece para as organizações estão: a triagem de currículos automática, filtros personalizados, testes comportamentais e de conhecimentos, e a informação do nível de compatibilidade dos candidatos com a oportunidade de trabalho.

Esta informação de grau de afinidade com o cargo permanece disponível tanto para o talento quanto para o recrutador e auxilia na análise de currículos e de quais perfis devem ser aprovados para a próxima etapa e quais não se encaixam.

O jobsite possui mais de 33 milhões de CVs cadastrados, dos mais diversos perfis. A visibilidade que o site InfoJobs possui, auxilia na capitação e atração dos profissionais.

Atendo à demanda dos profissionais de RH por processos inovadores, que melhorem a sua rotina de trabalho, o InfoJobs desenvolveu o Software de Recrutamento e Seleção, PandaPé que, através da tecnologia, digitaliza todos as etapas do processo de R&S.

O software proporciona economia de dinheiro e tempo, realiza o processo seletivo de forma assertiva, permite que a empresa analise o desempenho dos recrutadores e centraliza em um único painel de controle todas as informações relevantes do recrutamento.

O PandaPé possui Inteligência Artificial, que utiliza uma rede neural e armazena informações de acordo com o comportamento dos recrutadores.

A transformação digital chegou e deu um recado para o mercado: irá permanecer e avançar cada vez mais!

Os recursos digitais já estão presentes em diversos segmentos, por isso, alinhar com os interesses do RH pode apresentar soluções que simplificam, humanizam e agilizam o andamento e evolução das empresas.

Além de atuar em fatores que contribuem positivamente para o negócio: engajamento e produção dos colaboradores.

Por tudo que tratamos neste artigo, sabemos que é primordial estar sempre atualizado e investir em transformação digital.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga