Recursos Humanos X Departamento Pessoal: Qual A Responsabilidade De Cada Setor?

Quando se fala em administração de pessoas, há uma grande confusão entre as atividades do Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Mas cada um tem funções práticas bem distintas.

12 de Dezembro de 2019

Recursos Humanos X Departamento Pessoal: Qual A Responsabilidade De Cada Setor?


O que faz o Departamento Pessoal?

O Departamento Pessoal se originou na década de 30 e tem como principais atividades: admissão e demissão de pessoal, rendimentos, vale transporte, férias, licença médica, 13º salário, folha de ponto, entre outros.

Em empresas de maior porte, o Departamento Pessoal tende a ser mais estruturado, com uma equipe especializada na função. Em empresas pequenas, pode ser que as funções sejam feitas diretamente por um contador ou uma empresa terceirizada.

Fica sob responsabilidade do Departamento Pessoal:

1. Admissão

Após aprovação do candidato no processo de recrutamento e seleção, todo o processo que integra o colaborador selecionado em termos jurídicos e administrativos é realizado pelo Departamento Pessoal.

Sabemos que, às vezes, as empresas gostam de inovar e ser criativas na descrição do cargo ou do título da vaga, contudo, deve-se ter cuidado com as palavras para que não afete negativamente a divulgação da sua publicação. Se não usar as palavras certas, menos pessoas serão impactadas para encontrar a sua oportunidade.

2. Controle

A área de Compensação tem por atribuição controlar todo processo de burocrático do colaborador. A partir da integração inicial, é necessário o controle frequência ao trabalho, benefícios, elaboração e cálculo da folha de pagamento e pagamento de tributos.

3. Desligamento

Para fechar o fluxo do colaborador, o Departamento Pessoal coordena, também, o processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho.

Estendendo-se a representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT- Delegacia Regional do Trabalho, Sindicato, Justiça do Trabalho e outros) e rotina de fiscalização. O processo se inicia a partir do desligamento do empregado e termina com quitação efetiva do contrato de trabalho.

Em resumo, a responsabilidade dos processos burocráticos do colaborador é do Departamento Pessoal.

Sabendo disso, qual o papel do setor de Recursos Humanos?

Criado na década de 90, o setor de RH agrega em suas competências, definir o perfil do colaborador, gerenciar e desenvolver o capital humano da empresa. Umas das principais tarefas é o recrutamento e a seleção de novos colaboradores, que vem se aprimorando com processos digitais que agilizam e reduzem os custos de contratação com ferramentas tecnológicas, como o software de recrutamento e seleção PandaPé.

O recrutamento de novos colaboradores deve fazer parte da estratégia da área de RH. Quando bem planejado, busca alinhamento de Fit Cultural entre empresa e candidato, ao avaliar habilidades e compatibilidades com as políticas e os valores da empresa.

Depois de contratado, o colaborador vai passar por um processo de onboarding, onde receberá todas as informações sobre empresa, processos, produtos e/ou serviços e conhecerá toda a equipe, para, dessa forma, gerar o sentimento de pertencimento no novo colaborador.

Empresas modernas sabem que o investimento em seus funcionários, além de satisfazê-los pessoal e profissionalmente, aumenta sua produtividade, e contribui para o crescimento qualitativo, já que o diferencial competitivo das organizações está, cada vez mais, nas pessoas. E isso tudo faz parte do dia a dia do setor de Recursos Humanos.

Aplicar treinamento, acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, implantar inovações e melhorias, e avaliar resultados, também são tarefas do setor de Recursos Humanos, que prioriza produtividade alinhada ao bem-estar das pessoas dentro da empresa.

Principais diferenças entre RH e DP

O Departamento Pessoal realiza tarefas de forma mais quantitativa, envolvendo números. Enquanto isso, o Recursos Humanos trabalha de forma mais qualitativa, lidando com comportamento de colaboradores, planejamento e implantação de estratégias alinhadas com o Fit Cultural da empresa.

Apesar das atribuições distintas, na prática o Departamento Pessoal e o Recursos Humanos caminham lado a lado. Por isso, como citamos no começo deste artigo, é fundamental que as duas áreas atuem juntas no acompanhamento dos funcionários, da sua recepção quando é admitido na empresa até o momento do desligamento.

Como a tecnologia pode aprimorar os processos de ambos os setores?

Existem diversas soluções que podem ser implementadas para aprimorar os processos do RH e DP em uma empresa. Entre as principais, podemos citar:

• Big data;

É o termo em Tecnologia da Informação (TI) que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados.

• Sistema de gestão de pessoas;

É uma tecnologia que auxilia a equipe de RH a controlar todas as tarefas operacionais do setor.

• People analytics;

É o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para a tomada de decisão em uma empresa – antecipando tendências e aprimorando a estratégia.

• Redes sociais corporativas;

É um canal de comunicação versátil que consegue se adequar às necessidades da comunicação para atingir um objetivo estratégico da empresa - com características e recursos conhecidos nas redes sociais normais, o que aumenta o alcance das informações, a adoção e engajamento.

• Software de recrutamento e seleção.

A Principal função do software de recrutamento e seleção e você centralizar tudo em um único lugar e ser muito mais rápido na suas contratações. Independente das características da sua empresa e de cada posição aberta.

Promover a integração entre elas é uma forma eficaz de aperfeiçoar o desempenho e adotar estratégias bem-sucedidas.

Como diminuir turnover e reter talentos


O alinhamento entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal gera um ambiente de trabalho harmônico, com um clima organizacional positivo, incentivador, culminando em menor rotatividade de funcionários, maior engajamento e motivação, bem como na identificação de novos talentos ou competências a serem desenvolvidas. Isso gera crescimento e evolução, tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Espero que este conteúdo tenha deixado mais claro qual é a diferente entre as atribuições dos detores de Departamento pessoal e Recursos Humanos nas organizações.

Como funciona na sua empresa? Conta pra gente!

Não se esqueça de acompanhar as novidades no LinkedIn, para receber em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga