Processo Seletivo Inteligente: como centralizar informações


Um processo seletivo inteligente está relacionado com a forma que o RH utiliza ferramentas ou inovações tecnológicas na contratação de colaboradores.


29 de Abril de 2019

Por muito tempo, o recrutamento de funcionários era feito a partir da atração de currículos via indicação ou após a publicação de vagas em diferentes canais. Com base em dados do candidato, entrevistas presenciais e referências, o recrutador contava com a intuição e fechava as vagas da empresa.

Em alguns casos, essa forma de recrutar dava resultado. Em outros, era sinônimo de retrabalho e tempo perdido do RH.

Além disso, perder as informações de um processo seletivo que se encerrou também era algo comum, pois com a rotina sobrecarregada do RH, finalizar um processo significava uma etapa a menos e mais tempo para executar outras atividades.

Essa forma de gerenciar os processos de recrutamento causavam alguns problemas para a empresa, como alta demanda de trabalho e comunicação desorganizada, prejudicando a reputação da marca empregadora e a visão da área internamente.

Hoje em dia, este cenário já mudou bastante e muitas empresas começaram a utilizar ferramentas e estratégias mais eficientes, a fim de transformar as contratações em um processo seletivo inteligente.

Centralização de informações em Recrutamento e Seleção

Centralizar informações é um dos principais objetivos do RH que pretende criar processos seletivos inteligentes, pois isso garante comunicação eficaz entre todos e otimiza o tempo das atividades da área.

Hoje em dia, já existem diversas ferramentas para Recrutamento e Seleção, no entanto, antes de contratar sistemas, é fundamental que exista um trabalho de mudança na cultura na empresa, onde a palavra inovação tenha real significado para a organização.

Abaixo, levantamos alguns pontos estratégicos para iniciar a transformação em R&S e garantir um Processo Seletivo Inteligente.

Processo Seletivo Inteligente: como centralizar informações

Faça um planejamento

Desenhe o processo perfeito, desde a atração até a contratação dos candidatos, sinalize os profissionais envolvidos, tempo do processo completo, etapas essenciais para cada tipo de admissão e quais os indicadores pretende obter para medir os resultados dessa nova forma de fazer recrutamento e seleção.

Mesmo que a empresa ainda não o utilize, com um planejamento a equipe poderá estipular metas, analisar resultados e desenvolver um trabalho mais estruturado nesse sentido.

Crie processos inteligentes

Para que o trabalho de um recrutador transcorra bem, atrair o perfil ideal, reduzir os desligamentos e melhorar produtividade são pontos essenciais.

No entanto, com uma rotina sobrecarregada e atividades operacionais, os resultados nem sempre são os melhores. E, quando se fala em tecnologia para recrutamento e seleção, muitas empresas ainda não enxergam a importância e não acreditam que traga resultado.

Para criar um Processo Seletivo Inteligente a presença de tecnologia é fundamental, mas, para esses casos, as empresas podem começar centralizando os dados e garantindo comunicação padronizada entre equipe e candidatos.

Uma solução é desenhar o processo seletivo completo, criar as etapas, transmitir aos recrutadores envolvidos e gerenciar tudo isso com um arquivo compartilhado, a fim de que todos fiquem na mesma página e nenhum dado se perca.

Atente-se para as informações de candidatos

Não é porque um processo seletivo foi encerrado, que os dados devem ser excluídos do RH. Em um processo seletivo inteligente, seja ele por meio de tecnologia ou não, é essencial que as informações contidas em cada etapa do recrutamento fiquem arquivadas.

As informações e perfis dos candidatos envolvidos em cada processo são muito importantes para o RH. Os dados de quem se inscreve, dos que são selecionados, dos que não se identificam com a vaga e dos profissionais que a empresa consegue reter, todos eles, têm algo a dizer.

Esse registro de dados facilitará o processo de futuras vagas, servirá de banco de currículos para a empresa e as informações extraídas poderão servir como base para análise de resultados e entendimentos sobre os tipos de perfil por vaga, por área ou por aderência em relação à cultura da empresa.

Processo Seletivo Inteligente: como centralizar informações

Estude as ferramentas disponíveis no mercado

Mesmo que sua empresa não esteja preparada para contratar algum sistema de R&S, é importante que você fique por dentro das soluções existentes e do que outras empresas estão fazendo em recrutamento e seleção.

Com tantos avanços tecnológicos na área de RH e com o aumento de sistemas e empresas que oferecem soluções inovadoras para esse setor, pode ser difícil entender e diferenciar as opções disponíveis no mercado de recrutamento e seleção.

Faça reuniões e estimule a pesquisa de softwares entre a equipe, entenda as necessidades dos seus colaboradores e analise onde poderiam ganhar tempo e melhorar os custos da área. Para o seu time, ganhar tempo pode ser o ponto mais importante. E para a empresa, um item essencial, provavelmente, é reduzir custos.

O PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, é uma solução que automatiza os processos de R&S, unifica a comunicação da equipe e se utiliza de Inteligência Artificial para expor dados estratégicos para a empresa. Com o nosso ATS, você encontra recursos inovadores e que garantem mais eficiência para R&S.

Conheça o PandaPé


Reputação de marca em Processo Seletivo

Imagine se um candidato que tem o perfil ideal para a sua vaga recebe uma informação repetida da empresa? E se ele recebe um retorno negativo da entrevista de forma equivocada?

Pois bem, é assim que a gestão automatizada de recrutamento pode melhorar a reputação da sua marca.

Além de melhorar a rotina de RH, um processo seletivo inteligente é capaz de favorecer a marca empregadora, já que o candidato está fora da empresa e terá uma percepção de acordo com a experiência em uma entrevista.

Ações de Employer Branding melhoram a credibilidade, influenciam diretamente a reputação da marca empregadora e devem fazer parte dos processos seletivos, pois, hoje em dia, os candidatos já escolhem seus locais de trabalho considerando avaliações e experiências divulgadas.

Para justificar a contratação de um software de recrutamento e seleção e elevar o patamar do seu RH, você precisará provar que um processo seletivo inteligente e eficaz dá resultado tanto para a empresa, quanto para o desenvolvimento da sua área.

Portanto, ao implantar essas ideias e estruturar melhor sua estratégia de recrutamento, levante os dados relevantes e apresente internamente. Informações e resultados sobre redução de custos com recrutamento, retenção de talentos e reputação da marca são alguns pontos que podem ser abordados e explorados para que consiga chegar a um outro nível na área de Recursos Humanos.

Solicite uma demonstração do PandaPé e saiba como podemos te ajudar a criar um Processo Seletivo Inteligente, com um software que une Inteligência Artificial, centralização de dados e automatização de processos em recrutamento e seleção.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga