Onde e como encontrar profissionais de Tecnologia da Informação


Com tantos avanços tecnológicos nas organizações, o grande desafio do RH é encontrar profissionais de TI que possam acelerar o crescimento das empresas.


12 de Junho de 2019

As companhias que acompanham as tendências do mercado estão se adaptando e agregando os benefícios da transformação digital em seus processos. Além disso, já encaram a tecnologia como parte da gestão estratégica. Isso se dá porque a tecnologia otimiza processos, economiza tempo, gerencia e proporciona segurança para as tarefas e dados.

A área de TI é uma das que mais cresce no mundo, a previsão para o ano de 2019, segundo um estudo feito pela IDC (International Data Corporation) é de 4,9%. Por consequência, a busca por profissionais deste segmento aumenta. Mas, localizar, atrair e reter o candidato ideal, pode ser uma tarefa árdua para o RH.

Neste artigo abordaremos as dificuldades e qual a melhor forma de encontrar profissionais de Tecnologia da Informação.

Cenário desafiador para contratação

• A formação de profissionais de TI não acompanha a urgência do mercado, isso significa que não há um nivelamento, pois a demanda das empresas é maior do que a oferta deste perfil;

• A expectativa dos recrutadores pode modificar em um período de curto e médio prazo, devido a constante mutação da tecnologia, novas linguagens, técnicas e informações, ou seja, as necessidades podem alterar em pouco tempo e novas habilidades serão esperadas;

• Os profissionais de TI capacitados e com habilidades raras de serem encontradas no mercado, são contratados rapidamente ou estão considerando mais de uma proposta de emprego. Por isso, a sua empresa precisa possuir atrativos para conseguir reter o talento e emplacar uma boa contratação;

• Linguagem: a vasta possibilidade de atuação na área de TI possui detalhes e nomenclaturas diferentes, por isso, alguns profissionais podem não compreender quais habilidades técnicas a sua empresa exige.

Então, onde e como encontrar profissionais de TI?

Como você já sabe, os 5 passos fundamentais para escolher o candidato certo são: entender a vaga; traçar um perfil ideal; alinhar a cultura da empresa com a do profissional; usar a tecnologia e canais digitais para divulgar a oferta e olhar para dentro da sua empresa.

Porém, quando falamos sobre o processo de recrutamento e seleção de TI, há etapas bastante específicas para encontrar profissionais adequados.

Realize testes

Os testes técnicos são essenciais para contratação deste perfil profissional. É fundamental verificar quais são os conhecimentos e domínios de ferramentas que possuem, e como executam as tarefas práticas. Desta forma, é possível medir o que realmente sabe fazer e se agregará para empresa.

Além de identificar qual profissional se encaixa nas necessidades da sua empresa, permitirá que ele também saiba o que desenvolverá e quais serão suas principais funções.

A equipe de TI a frente do processo seletivo

Se a sua empresa já possui um time Tech e o objetivo é ampliar o setor ou desenvolver novos projetos, una o time de RH e de TI no processo de contratação para encontrar profissionais aderentes à vaga.

O RH estratégico possui o conhecimento, técnicas e expertise para acompanhar as etapas e reconhecer habilidades comportamentais, os colaboradores de TI podem auxiliar com os conhecimentos técnicos mais profundos sobre a área, linguagem técnica e traçar o perfil que a organização está procurando.

A troca de informações entre os setores garante um processo de recrutamento e seleção assertivo e perfis corretamente avaliados.



Foque em profissionais com visão estratégica

Questione os profissionais sobre resultados e projetos anteriores.

É de suma importância que saibam a relevância de seu trabalho para evolução do negócio, quais foram os resultados alcançados e quais soluções tecnológicas e inovadores podem ser criadas e desenvolvidas.

Mais do que um colaborador que somente executa as tarefas, busque por um profissional que tenha visão estratégica e saiba porquê e como fazer.

Divulgue sua vaga no jobsite certo

Tão importante quanto traçar a vaga e o perfil profissional, é divulgar a oportunidade nos canais corretos para contratar de maneira rápida e eficiente.

Se a sua empresa está buscando profissionais de TI, a solução para encontrar diversos perfis, desde operacionais a estratégicos é contratar um pacote de serviço que possibilite anunciar suas vagas em um jobsite.

O InfoJobs possui diversos pacotes com coberturas distintas, isso permite que as empresas consigam contratar o serviço que se enquadre a sua necessidade.

A plataforma online possui a maior base de CVs do Brasil, com mais de 32 milhões de oportunidades e o maior tempo de navegação, ou seja, é a opção mais buscada no Google pelos candidatos e onde ficam por mais tempo procurando os melhores empregos. Hoje o jobsite possui, em média, 11.237 vagas divulgadas de TI.

Conheça as expectativas do candidato

Além de salário, benefícios, desafios e reconhecimentos, os profissionais de TI buscam flexibilidade. As vagas de TI podem ser executadas por profissionais terceirizados, através de home office, horários flexíveis, e possuem uma série de versatilidades. Por isso, conheça e alinhe as expectativas do colaborador com a sua empresa e vice e versa.

Saiba o que o colaborador espera e pode oferecer, entenda se faz sentindo para a sua empresa, seja transparente com o que pode ofertar de retorno e como ajudará no desenvolvimento pessoal e profissional.

O desempenho, produtividade e satisfação dos colaboradores estão vinculados com a identificação, cultura da empresa e a forma como são tratados, por isso, uma boa tática é apresentar a sua empresa e nivelar expectativas. Mesmo que pareça óbvio, cumpra com tudo que foi acordado e conversado na entrevista com o talento.

Estratégias para reter os profissionais de TI em sua empresa

• Crie plano de carreira;

• Ofereça benefícios e salário compatíveis com o mercado;

• Invista na especialização do profissional;

• Seja flexível;

• Invista em ações de Employer Branding.

Os investimentos em tecnologia estão presentes, cada vez mais, em todos os departamentos da empresa, pois proporcionam diferentes soluções digitais para cada demanda. Além de posicionar a sua empresa a frente do mercado como uma marca inovadora e revolucionária, também auxilia em melhorias nos procedimentos internos e se torna um facilitador para os colaboradores.

Encontrar profissionais de TI depende de estratégia, planejamento e entendimento sobre o perfil e competências necessárias do candidato. Nesse sentido, lembre-se de encontrar o local certo para recrutar e conte com o InfoJobs para acessar o maior banco de currículos do Brasil.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga