O que é Inbound Recruiting e como aplicar no recrutamento da sua empresa?

Entenda como funciona e as vantagens de utilizar a metodologia Inbound Recruiting no RH

09 de Outubro de 2020

Diariamente os processos de recrutamento e seleção de talentos sofrem alterações, principalmente com as transformações digitais e as mudanças de comportamento dos candidatos.  Por isso, e para atender os novos desafios do RH existem diversas metodologias usadas para a atração de talentos, uma delas é o Inbound Recruiting.

Nova Geração de Talentos

Embora essa seja uma prática já amplamente explorada e utilizada, diversos recrutadores ainda possuem dúvidas de como o Inbound Recruiting funciona e auxilia na prática. Então, vamos explicar melhor o que é Inbound Recruiting e como esta metodologia pode ajudar a conquistar os profissionais mais engajados com a sua marca.

Basicamente, Inbound Recruiting é um processo que visa criar um conteúdo direcionado com o objetivo de atrair e fidelizar candidatos qualificados para seu processo de recrutamento e seleção. Ou seja, a funcionalidade dessa metodologia é criar uma relação com potenciais colabores a fim de facilitar a atração de talentos.

Atualmente existe um desequilíbrio entre as ofertas de vagas com a demanda de profissionais qualificados. E muitas vezes, diversos profissionais se candidatam a uma oportunidade que não possuem alinhamento as expectativas e ao fit cultural. Para o RH, isso pode ocasionar contratações equivocadas e gerar impactos negativos para o desenvolvimento da companhia.

Contrate de acordo com o fit cultural da sua empresa

O que é Inbound Recruiting?
A palavra inbound significa “entrada”, o que remete, no setor de recursos humanos, ao contexto de atração do candidato. E dentro do conceito de marketing, a metodologia consiste em atrair novos consumidores de forma orgânica, sem interrupções e não invasiva.

Cerca de 60% dos candidatos acreditam que encontram um emprego melhor quando são eles que procuram uma vaga proativamente. Ou seja, quando o profissional se relaciona com a marca, e vai aos canais de divulgação atrás de uma oportunidade no seu perfil.

O Inbound Recruiting entra em atuação a partir deste ponto. Buscar uma vaga proativamente significa estar engajado com a marca, além de acreditar e se identificar com a cultura da organização. Dessa forma, esse profissional já conhece a empresa e tem maiores possibilidades de retenção, uma vez contratado.

Atrair os candidatos não é uma tarefa fácil! É preciso gerar conteúdo de qualidade para que a empresa se torne referência e brilhe aos olhos dos melhores profissionais no mercado, e é isso que o Inbound Recruiting propõe. Aqui também entra a responsabilidade do RH em garantir que a jornada do candidato seja uma experiência positiva e interessante do início ao fim.

Como promover boas experiências nos processos seletivos online

Como surgiu a metodologia Inbound Recruiting?

Existem algumas similaridades entre os departamentos de marketing e o de recursos humanos. Afinal, ambos estão conectados aos fatores decisivos das pessoas, seja para consumir um produto ou serviço ou para ingressar em um processo seletivo e impulsionar o sucesso da marca.

Entre os anos de 2006 e 2007 a internet ganhava um novo status na sociedade e esta mudança alterou a forma de buscar informação sobre um produto ou serviço. Uma vez que, as ferramentas de buscam e as redes sociais facilitam a troca de experiências com as marcas, e a criação de canais de opiniões e depoimentos reais.

Com essas mudanças no comportamento do consumidor surgiram novas ferramentas de marketing voltadas para o mundo digital. E no setor de recursos humanos, novas práticas começaram a ser adotadas visando a reputação da marca empregadora, e o papel do colaborador enquanto cliente e consumidor da marca, e então começamos a aplicar o Inbound Recruiting.

Como funciona o recrutamento na era funcionário-cliente

Principais etapas para aplicar Inbound Recruiting

Dentro da metodologia do Inbound Recruiting temos as seguintes etapas:
Como criar um banco de currículos qualificado
Atração

Mais conhecida como a etapa da descoberta, esse é o momento do Inbound Recruiting em que a empresa aparece para os novos profissionais. Aqui, estamos falando do primeiro contato, por isso passar uma boa impressão, com uma imagem e linguagem clara e fiel ao posicionamento da empresa.

Para gerar o interesse no conteúdo, a equipe de recursos humanos pode explorar as principais atividades da sua empresa como:

  • Plano de carreira;

  • Cases de sucesso;

  • Programas de treinamentos;

  • Fotos e vídeos do dia a dia;

  • Projetos sustentáveis e sociais;

  • Conquistas do time e da empresa.

Basicamente, nesse primeiro passo é importante demostrar o perfil, cultura e ideais da empresa, tudo de uma forma transparente, para conversas com os potenciais candidatos, tornando a estratégia de Inbound Recruiting mais assertiva.

A divulgação deste conteúdo pode e deve ser feita nos canais da empresa, tais como a página Trabalhe Conosco, blog, mídias sociais. Além das páginas públicas de opiniões, como a página do InfoJobs Advisor. Consulte aqui a reputação da marca empregadora da sua empresa.

Como criar uma página Trabalhe Conosco de sucesso

Conversão

Após a etapa de atração, os novos potenciais candidatos ganham ciência sobre sua empresa e o que ela pode oferecer. Neste momento, a conversão entra na jornada do Inbound Recruiting. Uma vez que a organização se torna atrativa, cria-se o sentimento de identificação e a empresa passam a ser considerada como uma possibilidade de carreira.

Agora é o momento de trabalhar e produzir conteúdo para que este contato, chamado de lead no marketing, continue engajado com a marca. Esse ponto é a peça fundamental para o sucesso da estratégia de Inbound Recruiting. Mais do que divulgar conteúdo, nesta etapa é necessário manter o candidato interessado.

Uma das estratégias mais interessantes para conseguir atenção, é criar um relacionamento com os potenciais candidatos e mostrar o que a empresa faz em relação ao Employer Branding, e quais são as ações voltadas para funcionários e o ambiente de trabalho.

Tudo isso compartilhado nos meios de comunicação da empresa só vão trazer benefícios e desejo pela marca.

Fechamento

Após atrair e engajar, está na hora de transformá-los em candidatos, por isso, até aqui estamos falando de potenciais candidatos. Agora, ao abrir uma vaga ou por meio de uma busca ativa, este é o momento em que iremos colher os resultados de uma boa estratégia de Inbound Recruiting e engajamento.

Além de mostrar que o Inbound Recruiting foi eficiente para atrair os profissionais. Por isso, após aplicar as metodologias apresentadas, espera-se que o RH tenha mais facilidade para conduzir os processos seletivos.

Quando o profissional se torna candidato, os recrutadores devem iniciar mais um processo delicado que é o relacionamento ativo, onde teremos contato direto com o candidato. Com isso dito, é importante que nesta etapa que a experiência do candidato seja positiva, desde o contato para início do processo até o momento do feedback.

Esse contato mais efetivo com a empresa irá fidelizar o candidato a marca, e caso o mesmo não for aprovado, uma boa experiência continua gerando impacto. Assim, esse candidato pode se aplicar a uma nova oportunidade, ou até mesmo, ser um promotor espontâneo da marca.

Encantamento

Aprofundando mais ao ponto anterior, em um processo seletivo existem candidatos que vão ingressar na empresa e se tornar um colaborador, e outros que não serão aprovados no processo. Mas em qualquer um dos cenários, a participação no processo seletivo e o contato com a sua marca tem que ser uma experiência positiva.

Assim, ao agregar valor ao candidato com o Inbound Recruiting, você incentiva que ele indique a empresa para amigos, familiares e, até mesmo, volte a participar de processos futuros.
Nosso objetivo é transformá-los em um promotor da marca, mesmo que o resultado seja negativo.

Você sabia que é possível saber o nível de satisfação dos candidatos em relação a entrevista? A empresa pode medir isso através de uma pesquisa da página pública da empresa no site do InfoJobs.

Para a experiência do candidato ser completa, não podemos esquecer do feedback a todos os profissionais participantes do processo seletivo, independente da etapa que o candidato esteja, se foi ou não aprovado. Esta é a melhor opção para demonstrar preocupação e respeito pelos candidatos.

Pronto! Você já está apto para começar a implementar o Inbound Recruiting em sua empresa.

É importante lembrar que todas as etapas do processo seletivo, e contato com os candidatos pode ser automatizado. E com o smart recruiting do PandaPé, encontrar o candidato certo é muito ais fácil, além da possibilidade acompanhar as etapas de forma ágil e integrada.

Como criar um banco de currículos qualificado

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga