Geração Millennial: como reter e engajar este público nas empresas


Atrair e reter talentos são grandes desafios da área de RH, mas você já pensou em como a geração Millennial pode fazer a diferença na sua empresa?


02 de Abril de 2019

Este grupo de pessoas cresceu em torno de muita novidade em termos de tecnologia, o que impactou consideravelmente na forma em como a geração Millennial vê o mercado de trabalho e se desenvolve profissionalmente.

Como as pessoas faziam pesquisas sem a internet? Realmente, chega a ser difícil de responder essa pergunta nos dias de hoje. Parece impossível pensar em uma pesquisa sobre algum assunto sem relacionar com uma busca no Google, mas essa é apenas uma das mudanças (radicais) que aconteceram no comportamento da humanidade nos últimos tempos.

Poderíamos listar uma série de mudanças no comportamento humano, principalmente, no consumidor. O cliente de hoje não quer apenas comprar, quer entender o produto, ver recomendações e se sentir amigo da marca, muitas vezes precisa se identificar com o vendedor ou empresa para fechar negócio.


No entanto, o que pouco se discute é sobre o impacto da geração Millennial dentro das empresas. Hoje, essa geração já representa 35% do mercado de trabalho e, em 10 anos, devem chegar a 75%, segundo matéria publicada no site no site The World Economic Forum.

Isso significa que, se sua empresa acha que não é necessário falar sobre retenção de talentos com uma visão estratégica para este público, chegou a hora de repensar um pouco e analisar os pontos principais que farão com que pessoas da geração Millennial sintam satisfação e orgulho em vestir a camisa da sua organização.

Não é questão de tendência ou modinha, a verdade é que a geração Millennial está aí para ajudar sua empresa a conquistar um novo patamar e atingir resultados expressivos de crescimento, independente do segmento.

Quer saber como? Confira os pontos principais que mais impactam um profissional dessa geração e veja como sua empresa pode contribuir para o crescimento deste perfil, construindo um ambiente de aprendizado e produtivo para todos os envolvidos.

  • Líderes que inspiram:
  • Um Millennial certamente espera que seu líder seja um profissional qualificado e que o faça aproveitar, ao máximo, o dia a dia na empresa. Por meio de troca de experiências, abertura para novas ideias e possibilidades de crescimento e transformação profissional, um colaborador da geração Millennial se sente mais aproximado da empresa quando tem a oportunidade de trabalhar ao lado de um líder que o inspire e dê mais sentido para a rotina de trabalho.

  • Valores em comum:
  • Cada vez mais, os profissionais estão escolhendo empresas para trabalhar, da mesma maneira que compram produtos e serviços, analisando fatores como ética e valores, a fim de entender que aquela empresa vai de encontro com seus ideais, por exemplo.Empresas que prezam por questões ambientais ou que geram impactos positivos na sociedade em geral, têm atraído mais colaboradores com os mesmos objetivos e, dentro desse público, estão muitos dos Millennials.

  • Ambiente leve e transformador
  • Proporcionar um ambiente aberto para ideias inovadoras e troca de experiências é fator decisivo para um Millennial. Caso contrário, os dias desse profissional na sua empresa estarão contados.
    Essa não é uma questão relacionada apenas ao perfil de um Millennial, já é comprovado que ações voltadas para manter um ambiente de trabalho saudável garantem maior retenção de talentos e melhores resultados para as pessoas e empresas.

    Eventos internos para integração, salas de descompressão, promoção de discussões relevantes, apoio na formação das equipes e alinhamento de expectativas podem transformar positivamente um ambiente de trabalho.

    Segundo um artigo publicado pelo site da Harvard Business Review Brasil, cultivar conexões significa dar prioridade à saúde e, o local de trabalho é ideal para esses propósitos. Além disso, a matéria afirma que fortalecer conexões sociais deve ser uma prioridade estratégica das organizações.

    geração Millennial

  • Rotina dinâmica
  • Ter uma rotina repetitiva ou mecânica afasta, e muito, os colaboradores da geração Millennial. Tudo que eles esperam é que as atividades contribuam para seu crescimento profissional e pessoal.

    Uma das características dessa geração é o consumo rápido de informação, o que coopera para o conhecimento acelerado de tudo que envolve a construção da carreira profissional. Por um lado, isso é ótimo, pois certamente você terá um profissional engajado e proativo. No entanto, é preciso ter cuidado com funções operacionais, para não limitar seu colaborador e acabar o perdendo para o mercado de trabalho.

  • Liberdade de criação
  • Outro ponto importante é saber se sua empresa está preparada para se abrir e trabalhar com mentes criativas. Nessa questão, o colaborador que se sente “parte do negócio” tem mais chances de criar ações e ter ideias inovadoras que gerem valor ao seu negócio.
    Invista em estratégias para fazer sua equipe ter sentimento de dono e liberdade de criar, com certeza sua empresa sairá ganhando.

    geração Millennial

  • Reconhecimento X Salário
  • O salário já não é mais a questão principal quando o assunto é reconhecimento. Claro que todo profissional deseja ganhar aquilo que acredita ser justo dentro do seu ofício, no entanto, quando falamos de Millennials, outros objetivos tão importantes quanto dinheiro são levantados.
    Ao reconhecer um profissional dessa geração, considere fatores que ele também valoriza, como qualidade de vida, ambiente de trabalho, aprendizado contínuo, entre outros pontos que podem ser alinhados conforme a expectativa do colaborador.

Por fim, tente entender o que sua empresa pode aprender com um profissional da geração Millennial, como esses colaboradores podem ajudar seu negócio a crescer, onde sua organização pode o ajudar a explorar (ainda mais) as próprias habilidades e como o envolver de forma que ele não canse da rotina, continue se desenvolvendo e, claro, obtendo os resultados esperados dentro da organização.

Se sua empresa souber crescer junto com essa geração, certamente os impactos positivos poderão ser percebidos. Estar em constante evolução é obrigação da organização e, nesse cenário, é necessário se preparar para esse novo modelo de colaborador.

Quer saber mais sobre a mudança de comportamento dos profissionais e candidatos do mercado de trabalho? Confira o artigo "Candidatos realmente escolhem seu local de trabalho?" e veja os motivos pelos quais sua empresa deve se preocupar com essa transformação.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga