Um dos principais desafios dos profissionais de RH é buscar, localizar e contratar os perfis adequados e a transformação digital auxilia neste objetivo, através da utilização de um site de empregos.

Que apostar no RH como setor estratégico e decisório reflete em positivos resultados para a empresa, todo mundo sabe. A novidade é que a relação do RH com tecnologia está, cada dia mais próxima. Por meio de soluções rápidas e digitais é possível atingir ganhos que envolvem o sucesso da empresa como um todo.

Os avanços tecnológicos já permitem que as empresas tenham retornos satisfatórios em diversas áreas. Mas como isso pode ajudar no processo de triagem de currículos e na contratação de um profissional?

Por meio de um site de empregos, a sua empresa contratará de forma assertiva e ágil, economizará dinheiro e tempo ao automatizar tarefas e possibilitará que os profissionais de RH tenham tempo para focar no que realmente agrega valor: na excelência da contratação, nos colaboradores e nas metas.

Antes de iniciar as etapas do processo de recrutamento e seleção, o RH deve percorrer por alguns procedimentos fundamentais para compreender e traçar o melhor planejamento para preencher a vaga em aberto, para isso, é necessário saber como escolher o candidato certo.

Um dos principais obstáculos do RH é a quantidade de currículos não aderentes à vaga que recebem diariamente. Pois, além de perder muito tempo analisando e, posteriormente, descartando os CVs que não atingem as expectativas da empresa e do cargo, gera perda financeira para organização e retrabalho.

A tecnologia e as mudanças estratégicas para o RH

De acordo com as mudanças expressivas no departamento de recursos humanos e a intensa busca por soluções para reduzir ou acabar com os processos burocráticos, é inviável interromper as tarefas e planejamentos estratégicos para analisar, de modo manual, uma significativa quantidade de currículos.

A tecnologia de automação e os filtros de competências podem ser aliados na importante decisão que influencia diretamente no desenvolvimento da empresa: a contratação de talentos.

Ao utilizar a plataforma online para buscar candidatos, a triagem é uma das mais importantes fases do processo de contratação, pois trata-se do primeiro contato com o perfil do profissional, suas qualificações e experiências.

Com o site de empregos, é possível visualizar e analisar a compatibilidade dos currículos recebidos com a vaga em aberto. Isso facilita para os recrutadores, pois permite que identifiquem rapidamente quais são os perfis que mais se encaixam nos requisitos e nas características do cargo.

Cabe ao profissional do RH e ao gestor da vaga determinar a partir de qual nível de compatibilidade é ideal para elevar o candidato a próxima etapa do processo. Isso significa que, de acordo com o conhecimento do recrutador sobre a vaga e a cultura da empresa, poderá, por exemplo, optar por descartar todos os perfis que estiverem a baixo de 70% de aderência e definir filtros de competências que são fundamentais para permanecer no processo.

A triagem de currículos por meio de uma plataforma digital que atualiza de forma automática, é uma ferramenta facilitadora para o RH e diminui a demanda de tempo para esta etapa, consequentemente possibilita que o profissional se prepare mais para conhecer, estabelecer proximidade com o candidato e conduzir o processo seletivo.

Os profissionais de RH, ao utilizar um site de empregos, conseguem estruturar e aperfeiçoar as fases do processo de recrutamento e seleção com informações que permitem análises tangíveis sobre o candidato. Ou seja, auxilia também no desempenho dos recrutadores.

O que você faria se tivesse mais tempo em seu dia a dia no trabalho?

É exatamente para isso que o RH busca, cada vez mais, ferramentas que automatizem processos e substituam papéis e burocracias do departamento.

Somado a critérios claros e definidos, a triagem de CVs por afinidade com a vaga é um dos meios para otimizar tempo e permite que o RH execute tarefas mais estratégicas, como planejamentos para desenvolver os capitais humanos e investir na produtividade e satisfação.

A empresa economiza dinheiro com o processo de contratação mais rápido e eficaz, pois unem os candidatos mais talentosos e alinhados com a vaga e com a cultura da organização.

Adequar o colaborador, seus conhecimentos técnicos e habilidades com as atividades que desempenhará, e alinhar os valores da empresa com o talento resulta no engajamento e na produtividade do profissional, assim, possibilita menor índice de turnover e maior desenvolvimento dentro da sua empresa.

A internet se integra cada vez mais a rotina de trabalho no país, pois oferece soluções práticas e funcionais para as empresas. Desde a busca por talentos até o ato da contratação, o profissional de Recursos Humanos também conta com o apoio da tecnologia para localizar os perfis que mais se destacam em meio a tantos currículos.

Unificar a tecnologia com o departamento de RH tem apresentado resultados que contribuem diretamente para o crescimento da empresa, e o site de empregos é uma aposta excelente para desenvolver a sua organização.

Saiba como triar currículos de forma rápida

O Infojobs possui uma plataforma online que funciona como ferramenta para digitalizar e automatizar processos de R&S, pois apresenta solução para os profissionais de RH conduzirem o processo de maneira assertiva e rápida.

Através de pacotes de serviços que podem ser ajustados de acordo com a necessidade de cada empresa, o RH pode criar filtros com as especificações da vaga e incluir, ainda, critérios essenciais com o mínimo de pontuação que os candidatos precisam ter para participarem do processo seletivo.

Ou seja, as candidaturas demonstram o percentual de aderência à vaga e a empresa pode padronizar o que deseja. Por exemplo: talentos com mais de 70% de alinhamento, passa para a próxima etapa e os demais CVs são descartados, de maneira automática.

Aprimore o processo de R&S, localize e retenha talentos de uma forma digital e rápida. Divulgue suas vagas no site de empregos com a maior visibilidade e abrangência do país, o Infojobs, e tenha dados relevantes para direcionar seu processo de contratação.

© Infojobs Brasil Atividades de Internet, Ltda.
Todos os direitos reservados.
23 Top of Mind 24 Top of Mind 25 Top of Mind Reclame Aqui GPTW

Siga-nos