Como e por que criar um banco de currículos

Duas situações são comuns para o RH: receber uma grande quantidade de CVs, mesmo quando não há vagas em aberto, ou sobrar bons currículos ao término de um processo seletivo. Criar um banco de currículos é a solução.

14 de Agosto de 2019

A busca do RH por maneiras de otimizar o tempo em meio a rotina no trabalho aumenta continuamente.

Isso se dá, pois além de ser considerado como setor fundamental para o bom funcionamento das empresas, tem como objetivo principal desenvolver estratégias que visam proporcionar uma experiência positiva para os candidatos desde o primeiro contato com a organização.

As empresas reconhecem e destacam os candidatos e colaboradores como pilares fundamentais que contribuem efetivamente para o sucesso e, por isso, muito se fala e pensa em ações que atraiam e retenham bons profissionais.

E se as empresas investem tempo e recursos na experiência do candidato, é porque compreendem a real importância que possuem, mas também está associado a mudança de perfil e comportamento do candidato, além de vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Pensando em ações e ferramentas que servem como um facilitadoras, a criação de um banco de currículos é uma maneira eficaz de contribuir para tornar o RH mais estratégico e inovador.

Você já deve ter ouvido falar sobre banco de currículos, mas explicaremos como funciona na prática e quais são as vantagens de criar um neste artigo. Confira as dicas!

Banco de currículos: o que é?

A contratação do candidato certo faz parte das atividades do RH e através da união de tecnologia, soluções digitais e os processos de recrutamento e seleção, visam automatizar este procedimento sem perder a qualidade das etapas.

O banco de currículos é o armazenamento de informações dos candidatos que se cadastraram de maneira espontânea através da página "trabalhe conosco", em jobsites em que as vagas estão divulgadas ou candidatos que já participaram de outros processos seletivos na empresa.

Trata-se de um compilado de dados essenciais de talentos que se identificam com a organização ou que apresentaram características que vão de encontro com a cultura e necessidade da empresa.

Para otimizar e organizar processos, o banco de currículos é considerado extremamente útil, pois é possível ter acesso, de maneira rápida, a perfis de profissionais que são interessantes para a companhia.

Quais as vantagens de criar um banco de currículos?

Todo profissional de RH deseja localizar e recrutar rapidamente o candidato ideal que seja compatível com a vaga e com a cultura da empresa.

A criação do banco de currículos, somado a atualização constante e a utilização adequada, é uma forma assertiva de atingir este objetivo e agir diretamente na produtividade, lucratividade e satisfação.

1. Informações essenciais dos candidatos

Através do banco de currículos, os profissionais de RH possuem as principais informações dos candidatos centralizadas em um único local. Isso significa ter acesso aos dados que descrevem as principais experiências, conhecimentos e canais para contato.

No primeiro momento, é possível identificar e analisar o resumo que destaca se o perfil é compatível com a vaga e decidir se deve incluir o candidato na próxima etapa ou mantê-lo no banco.

Ao identificar que o talento pode se encaixar na oportunidade, o profissional de RH pode fazer contato com o talento e dar andamento no processo de R&S de modo ágil.

2. Aplicação de filtros e automatização de processos

A utilização de filtros inteligentes auxilia na utilização do banco de currículos, pois facilita a busca e o time de RH especifica exatamente quais são os requisitos que os candidatos devem possuir para a vaga.

É possível selecionar quais são os conhecimentos técnicos desejados, quais habilidades devem possuir e quais fatores são fundamentais para executar as atividades do cargo.

Com o filtro, o recrutador pode visualizar somente os currículos que se enquadram em todos os requisitos selecionados e terá acesso a perfis qualificados e compatíveis para serem inclusos, automaticamente, para a próxima fase.

Esse recurso de automatização pode ser feito por sistemas de recrutamento e seleção, como o PandaPé, software de R&S desenvolvido pelo InfoJobs.

3. Economia de tempo

O banco de currículos otimiza o tempo do recrutador, pois trata-se de uma base única e exclusiva construída com perfis que se interessaram por vagas da empresa em momentos diferentes, e que poderão ser acessados a qualquer hora para novas vagas.

Além de economizar tempo, o departamento de RH economiza custos ao encontrar o candidato ideal em seu banco, antes mesmo de divulgar uma vaga.

4. Employer Branding

Possibilitar que os candidatos se cadastrem através do "trabalhe conosco", demonstra que a empresa está aberta a receber currículos, para que as pessoas que se identificam com a marca demonstrem interesse em fazer parte da organização.

Permitir que os profissionais se candidatem de maneira espontânea é visto como uma atitude positiva e, melhor ainda, é quando o candidato tem um retorno da empresa.

Além de demonstrar que valoriza o candidato, é uma forma de trabalhar também a imagem da marca empregadora frente ao mercado, talentos, consumidores e fornecedores.

É uma excelente forma de demonstrar que o famoso "se tivermos outra oportunidade, entraremos em contato" não é somente uma frase de efeito e conforto, mas que a empresa realmente guarda o CV para aproveitar em uma outra oportunidade.

Como criar e manter um banco de currículos?

É de suma importância que o recrutador conheça de modo detalhado quais são as vagas em aberto e quais as competências o cargo exige dos funcionários.

Para que o banco de currículos seja eficiente é necessário manter a base constantemente atualizada, organizada e digitalizada. Desta forma, esta ferramenta é um real facilitador para o dia a dia no trabalho para o RH.

Confira algumas dicas para ter essa base de dados segura:

  • Crie um banco de currículos eletrônico, pois otimiza tempo, é econômico e facilita a busca através dos filtros. Além disso, garante que as informações importantes sejam armazenadas de modo seguro;
  • Armazene os melhores currículos dos processos seletivos anteriores;
  • Mantenha a sua base de currículos atualizada, a medida em que incluir novas candidaturas, avalie se é interessante manter os documentos mais antigos e verifique se há CVs duplicados;
  • Faça backup periodicamente e evite imprevistos e falhas;
  • Organize os currículos por categorias, segmentos e departamentos.


Tenha Software de Recrutamento como aliado.

O PandaPé, Software de Recrutamento e Seleção do InfoJobs, possui dentro da plataforma online uma ferramenta para criar banco de dados.

É possível montar uma base de currículos própria, na qual consegue incluir e excluir documentos de acordo com a necessidade e objetivo da empresa, e manter atualizada e organizada.

Os profissionais de RH conseguem depositar no banco de currículos os CVs que não foram selecionados em algum processo seletivo que o profissional já tenha feito pela empresa, além de incluir os currículos da base de 33 milhões do InfoJobs e guardar os que são migrados de outras plataformas que se inscrevem na oportunidade.

O PandaPé oferece solução inovadora e digital para o time de RH do início até o final do processo de R&S e o transforma em um procedimento mais rápido, humanizado, tecnológico, assertivo e econômico.

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