Como criar um banco de currículos qualificado

Conheça os três passos de como recrutar profissionais de alto desempenho dentro de um banco de currículos qualificado.

13 de Janeiro de 2020

O número de empresas que utilizam um banco de currículos próprio está aumentando a cada dia, devido à necessidade de aumentar o dinamismo nas contratações e pela busca de perfis mais qualificações específicas do mercado. Ainda não criou um banco de currículos para a empresa, mas quer apostar nessa estratégia?
Por isso vamos te mostrar como montar um banco de currículos qualificado, tornando o seu processo seletivo mais assertivo no momento de buscar profissionais e consequentemente otimizando o tempo dos profissionais de recursos humanos.

Como criar um banco de currículos qualificado

Por que devo ter um banco de currículos?
Quantas vezes você já entrevistou um candidato que se encaixou perfeitamente com o fit cultural e por algum motivo não ingressou na sua empresa?
Manter um banco de currículos com informações de candidatos que já participaram de algum processo seletivo é fundamental para os profissionais de recrutamento e seleção.
Um banco de currículos qualificado ajuda:

  • Otimizar tempo no filtro de currículos
  • Encontrar profissionais que demonstraram ter o fit cultural da empresa
  • Melhorar a visibilidade da marca empregadora

Além destes benefícios, o banco de currículos permite ao recrutador identificar perfis similares na hora de abrir novas oportunidades de emprego. Dessa forma quando uma nova vaga é aberta é possível já contatar candidatos que em algum momento demonstraram interesse em ingressar em sua empresa.

Mas como organizá-lo?
Para criar e organizar um banco de currículo qualificado é importante seguir alguns passos fundamentais para garantir a eficiência do processo. Destacamos abaixo três passos para gerenciar um banco de currículos com eficiência para auxiliar na contratação dos melhores talentos para a sua empresa:

1º passo - Triagem
Primeiro passo para organizar um banco de currículos é ter claro quais são os filtros necessários que você precisará pesquisar na hora de encontrar um candidato. Entre os pontos mais importantes aqui, podemos citar:

  • Habilidades técnicas;
  • Especializações;
  • Segmento de atuação;
  • Experiência;
  • Formação;
  • Idade;
  • Localização;
  • Resultado de testes (quando houver);

Importante que estes filtros sejam os mesmos utilizados pela gestão interna quanto pelo site trabalhe conosco, desta forma a triagem de currículos se torna mais ágil e efetiva.
No InfoJobs, é possível criar esses filtros dentro da própria base de CVs que conta com mais de 35 milhões de currículos com diversos perfis. 

2º passo - Padronização
Trabalhar com padronização de informações é o segundo passo para obter um banco de currículos organizado e qualificado.
Antigamente o recrutador tinha que fazer a padronização de informação em formulários ou em planilhas, mas atualmente existem diversos softwares que permite organizar um banco de currículos digitalmente.
O PandaPé, software de recrutamento e seleção do InfoJobs, permite criar um banco de currículos padronizado com filtros específicos para facilitar a localização de candidatos a uma determinada oportunidade.
O uso destas ferramentas tecnológicas são positivas para a empresa, pois além de agilizar o processo de pesquisa, também ajuda reduzir o uso de papel eliminando o uso de planilhas e currículos impressos.

3º passo - Utilize tecnologia
Já citamos o uso de tecnologias nos dois passos anteriores, isso se dá devido as mudanças que vem acontecendo no cenário de recrutamento e seleção. Estas mudanças trouxeram novas formas de contratar e gerenciar pessoas, e com a ajuda de softwares de recrutamento e seleção, proporciona mais tempo para a contração de novos colaboradores.
Incluir sistemas que facilite a gestão de recursos humanos é extremamente importante, no entanto, é preciso cuidado para não inserir muitos recursos, sem ter a estrutura ideal para usufruir de tudo que a tecnologia pode oferecer.
Além de simplificar a forma de divulgação das vagas, o software do PandaPé também oferece aos recrutadores uma maneira prática de incluir candidatos a um banco de currículos.

Conclusão
Com o maior banco de currículos do mercado, o InfoJobs lançou o PandaPé software de recrutamento e seleção, com o intuito de oferecer mais possibilidades para as empresas encontrarem os melhores talentos.

Como criar um banco de currículos qualificado

A tecnologia revolucionou o mercado de trabalho, como um todo. Ferramentas modernas simplificam processos e agilizam a rotina dos recrutadores. Como vimos, o banco de currículos on-line é uma das soluções para processos seletivos mais eficazes, promovendo resultados positivos para a empresa.
Se você quer de montar um banco de currículos de qualidade, e precisa de ajuda de um software para centralizar as informações, entre em contato conosco e conheça como o PandaPé pode transformar seu recrutamento e seleção.  
Não se esqueça de acompanhar nossas novidades no LinkedIn, para receber em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga