Como a admissão digital pode revolucionar o processo de contratação

Já parou para pensar quanto tempo de produtividade você perde preenchendo formulários e organizando toda a documentação de admissão?

23 de Dezembro de 2019

Como a admissão digital pode revolucionar o processo de contratação


Se a sua vontade é tornar esse procedimento digital, automatizar as atividades e agilizar a contratação, você está no lugar certo. Neste artigo, vamos mostrar as vantagens da admissão digital.

O que é admissão digital?

Processo de Admissão Digital é a contratação de novos colaboradores com o apoio de tecnologia. Entre as ferramentas mais utilizadas estão os softwares especializados, assinaturas digitais e plataformas de armazenamento na nuvem.

Modernizar as rotinas de admissão já se tornou uma realidade e tem como principal objetivo a automatização de processos burocráticos no RH. Com isso, o volume de tarefas manuais do departamento diminui, fazendo com que os gestores dediquem mais tempo a atividades estratégicas. Além disso, contar com a tecnologia reduz o risco de falhas humanas, como dados equivocados e perda de documentos.

Por que automatizar o processo de admissão?

Coletar assinaturas, preparar contratos, organizar documentos e fazer cópias são algumas das atividades necessárias feitas pelo Departamento Pessoal para que a empresa realize a contratação de acordo com todas as leis trabalhistas vigentes.

A contratação de novos colaboradores é um processo muito burocrático e demanda bastante tempo de trabalho. Felizmente, a tecnologia nos proporciona facilidades e, agora, já é possível realizar a admissão de um novo funcionário de forma 100% digital, processo que agiliza tanto o trabalho do recrutador quanto do novo colaborador.

Além de gerar diversos benefícios para a empresa, os avanços tecnológicos também contribuem para o aumento da produtividade, a utilização de menos recursos nas atividades e desburocratização do setor de RH.

Quais as vantagens da admissão por meios digitais?

As vantagens da admissão digital são muitas, mas, principalmente, proporciona um processo de gestão ágil, centralizado e eficaz.

Conheça algumas delas:

Maior acerto nas escolhas

Ao longo do recrutamento, o gestor de RH toma uma série de decisões importantes: quem deve passar para a próxima etapa, quais perguntas precisam ser feitas e, no final das contas, quem contratar.

A tecnologia oferece uma visão mais alinhada e assertiva. Por exemplo, os modernos softwares de recrutamento e seleção têm inteligência artificial para identificar, no banco de talentos, profissionais com competências técnicas e comportamentais específicas para cada vaga de acordo com o fit cultural da empresa. Logo, fica mais fácil contratar.

Além disso, os softwares de recrutamento e seleção, como o PandaPé, oferecem a possibilidade de criar conexões entre empresa e candidato, para melhorar a experiência com a sua marca empregadora, agilizar, humanizar e centralizar informações dos seus processos seletivos e permitir que a equipe tenha mais tempo para definições e decisões estratégicas.

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Aumento da velocidade na contratação

Normalmente, o processo admissional envolve desde solicitação dos documentos para o futuro colaborador até a assinatura final do contrato, e esse processo pode ser bem demorado. São muitas informações pessoais, financeiras, exames médico, entre outros dados.

Com a admissão digital, empregador e empregado fazem sua parte de forma prática e rápida, e a admissão é concluída em poucos cliques.

RH sustentável

Manter os processos digitalizados, deixa de lado a necessidade de impressão de documentos, o que evita desperdício de papéis e beneficia o meio ambiente. Com o fim das papeladas espalhadas pelas salas do RH, a empresa segue uma tendência sustentável, muito bem vista por clientes e parceiros.

Garante a conformidade das informações

O departamento de RH tem a enorme responsabilidade de lidar com as regras que regem as leis trabalhistas e garantir que a empresa esteja em conformidade com elas. Um dos principais desafios do processo de admissão tradicional é manter as fichas cadastrais e assegurar que todo funcionário esteja com o seu cadastro completo e atualizado, evitando quaisquer riscos.

Digitalizar este processo é sinônimo de:

• Mais tranquilidade durante uma auditoria, pois todos os dados passam a estar integrados em um único sistema;

• Menos processos trabalhistas, já que é mais fácil garantir que as fichas de cada funcionário estejam completas e que todas as exigências da lei sejam cumpridas;

• Menor risco de vazamento de informação, uma vez que apenas pessoas autorizadas podem acessar o sistema.

Como funciona o processo de admissão digital?

Primeiramente deve ser feita uma configuração prévia do sistema de RH que será utilizado para a admissão digital, onde serão indicados quais os documentos e informações cadastrais que serão solicitadas ao candidato. Após esta configuração, iniciasse o processo na prática para o setor de admissões.

1. Envio da proposta final ao candidato escolhido: O RH envia digitalmente uma proposta personalizado ao candidato diretamente do sistema, e o ideal é que ele retorne com o aceite e as informações solicitadas.

2. Pré-admissão do novo colaborador: O candidato aprovado recebe uma mensagem de boas-vindas por e-mail, ou WhatsApp, com um link para preencher o formulário de pré-admissão.

3. Digitalização de documentos: Os documentos podem ser digitalizados, seja no computador ou no próprio celular. Assim que tudo for preenchido, assinado e enviado, o recrutador receberá uma notificação com todos os dados.

4. Validação dos documentos: O RH validará os documentos recebidos e poderá devolver ao novo colaborador aqueles que estiverem com baixa qualidade ou vencidos, por exemplo, fazendo com que todo este processo ocorra eletronicamente, possibilitando um controle maior referente à qualidade das informações, além da agilidade e eficácia no processo.

5. Envio para departamentos responsáveis: Por meio do processo de admissão digital, após a aprovação do RH, é possível encaminhar os dados recebidos diretamente pelo sistema, com apenas um clique, para a equipe de folha de pagamento.

Lembrando que todos os documentos ficam centralizados em uma única ferramenta, o que torna o processo mais confiável e organizado.

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