A importância da diversidade nas empresas

Diversidade nas empresas é um tema que precisa de atenção, discussão e atitude por parte das organizações.

07 de Agosto de 2019

As empresas possuem papel importante na sociedade e podem influenciar diretamente na transformação do mercado de trabalho para torná-lo mais justo e equilibrado.

É cada vez mais frequente ouvir sobre o tema diversidade por aí, mas o que isso significa? A diversidade é um conjunto de pessoas com culturas, crenças e experiências distintas. E engloba fatores como gênero, etnia, religião, deficiência física e mental, orientação sexual, entre outras coisas.

A diversidade está presente em todas as pessoas, pois cada um tem à sua maneira de pensar, agir, falar e executar tarefas. É por conta das diferenciações que as empresas podem proporcionar novos aprendizados, quebrar paradigmas e atingir grandes conquistas.

Compreender a importância da diversidade nas empresas, significa entender a importância da valorização das pessoas. É por isso que interpretar esse tema de forma madura e profissional, pode refletir de maneira positiva dentro e fora das corporações.

As diferenças somadas ao respeito, reconhecimento e empenho, resultam em engajamento, criatividade, produtividade e podem elevar os resultados e ajudar a empresa a se destacar no ambiente empresarial competitivo.

É fundamental que as empresas, gestores e profissionais de RH enxerguem os candidatos por suas qualificações técnicas, conhecimentos e experiências acima de qualquer escolha pessoal ou característica física.

Neste artigo abordaremos sobre a importância da diversidade nas empresas, porquê tornar a sua empresa mais inclusiva e como a liderança pode ajudar neste contexto.

Por quê tornar a sua empresa mais inclusiva?

É através de contribuições distintas de todos os funcionários que se pode compreender de forma abrangente e detalhada, quais são as alterações no mercado e atender, de maneira completa, os clientes.

Os consumidores alteram o seu comportamento cada vez mais rápido, e estão mais exigentes com a qualidade e com o posicionamento das empresas sobre pontos que consideram importantes.

A diversidade nas empresas proporciona o enriquecimento cultural nas organizações e favorece, até mesmo, a solução de problemas e desenvolvimento de projetos que partem de diferentes perspectivas.

Agregar a pluralidade nos departamentos da organização proporciona ideias, dinamismo, equilíbrio e demonstra o quanto a sua empresa se importa com o perfil e as contribuições dos talentos.

Ao proporcionar a diversidade nas empresas, é possível aumentar a lucratividade, melhorar o relacionamento entre os colaboradores e reforçar o respeito entre as diferenças.

Como atuar para tornar este equilíbrio no mercado de trabalho possível?

Ao citarmos que as empresas possuem uma grande representatividade social, significa que podem abranger diversos segmentos, aproximar diversos grupos, influenciar o comportamento do consumidor, movimentar a economia, incentivar causas e oferecer produto e serviço que influenciam na sociedade.

Além disso, podem proporcionar igualdade e dar espaço aos profissionais denominados "minoria" para fazerem parte do mercado de trabalho e usufruírem da sua capacidade intelectual.

É neste aspecto que as empresas possuem total relevância e têm poder de transformação, pois podem oferecer um ambiente em que os colaboradores se sintam respeitados e sejam reconhecidos por suas atividades e conquistas.

Neste âmbito, as empresas precisam trabalhar, de modo contínuo, a comunicação interna e a preservação de uma cultura organizacional que esclareça que está aberta e confortável em contratar todos os perfis de profissionais.

É importante que a organização esteja preparada para receber todos os tipos de pessoas, ou seja, todo o quadro de colaboradores precisa estar alinhado com esses valores, para que possam compreender as diferenças e respeitá-las, e assim tornar a rotina na empresa mais harmônica, produtiva e desenvolvedora.

Envolver a liderança é essencial para criar um ambiente que permite o incentivo para inovação e o alto desempenho com a diversidade nas empresas.

Cada vez mais popular e estratégico, o processo seletivo às cegas ajuda as empresas a escolherem o candidato ideal por suas características profissionais, pois dessa forma evita qualquer tipo de julgamento prévio do profissional.

Este tipo de processo e R&S vem caindo no gosto dos profissionais, empresas e talentos, pois elevam a importância de compreender suas competências e deixam de lado sua aparência. Colocando em debate somente as contribuições dos profissionais para a companhia.

O InfoJobs, possui em sua base mais de 33 milhões de CVs de diversos perfis, com características distintas.

Trata-se do maior banco de currículos do Brasil e permite que as empresas localizem de forma rápida e abrangente todos os tipos de profissionais, com os mais variados conhecimentos, habilidades e atitudes. Além de ter a maior base PCD do mercado!

Através de pacotes de serviços feitos de acordo com as necessidades das empresas é possível estar presente onde os talentos estão e realizar a contratação de forma econômica, digital e inclusiva.

Em resumo, os profissionais devem trabalhar pelo mesmo objetivo dentro da empresa e estar de acordo com a causa que a organização está envolvida.

E quando os funcionários estão engajados e podem agir em conformidade com quem realmente são, sem esconder sua essência, conseguem manter a sua produtividade e satisfação.

Aceitar a diversidade nas empresas está ligado com o fato de lidar e respeitar pensamentos, crenças, histórias e enxergar o outro, com empatia e sem julgamentos.

As empresas que têm em sua cultura organizacional a diversidade, se tornam mais inclusivas, pois estão mais abertas a todos os tipos de profissionais, com as mais variadas características, sem preconceitos.

Para ler mais sobre este e outros assuntos que envolvem o mercado de trabalho brasileiro, e questões de recursos humanos e recrutamento e seleção, acesse no Blog Empresas do InfoJobs.

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga