6 passos para otimizar o processo seletivo de sua empresa

Nos últimos anos a área de RH tem ganhado mais visibilidade dentro de uma empresa, e devido a esta exposição, também é alvo de muitas mudanças, tanto estruturais quanto processuais.

28 de Outubro de 2019

Um dos principais motivos deste processo ser mais valorizado foi a mudança no formato de divulgação das vagas pelo recrutador, e o modo como os candidatos passaram a procurar as oportunidades de emprego. Com o avanço da tecnologia, esta etapa passou a ser feita de forma online que, além da facilidade e rapidez no contato com possíveis candidatos, aumenta exponencialmente o alcance da divulgação no processo seletivo.

Com tecnologia, o processo para recrutar e selecionar novos colaboradores passou a ter importância e significado muito maiores. Um processo seletivo bem estruturado, organizado e com critérios de seleção bem definidos pode, não só reduzir o custo total do processo (de tempo, recursos e dinheiro), quanto aumentar o desempenho da empresa, com a contratação de colaboradores mais qualificados. Hoje vamos detalhar os principais passos para otimizar seu processo seletivo antes mesmo de começar a procurar candidatos.

Etapas do Recrutamento: desafios e soluções


Otimizando o processo seletivo na prática

Como já sabemos, um processo de seleção é composto por diversas etapas com o objetivo de identificar o perfil ideal para a vaga em aberto. Para melhorar ainda mais a performance do recrutamento, algumas atividades podem e devem ser adotadas na sua empresa!

1 – Planejamento: Desenvolva um fluxo com as atividades principais do processo seletivo, defina os responsáveis e os prazos. Incluir informações em um cronograma ajuda a aplicar as ações planejadas dentro do prazo definido;

2 – Entrevista: Estruture as entrevistas previamente, com perguntas estratégicas para candidatos de diferentes perfis. Com isso, você ganha tempo, e não deixa passar detalhes importantes durante esta etapa;

3 – Candidato ideal: Para as entrevistas individuais, prepare-se para avaliar, além do currículo, o perfil comportamental de cada candidato. Com isso em mente, o recrutador consegue extrair o melhor de cada etapa e ser mais assertivo na contratação do candidato ideal que tenha o fit cultural alinhado aos seus valores.

Utilize as redes sociais e plataformas específicas

Atualmente, o mercado dispõe de diferentes soluções que auxiliam profissionais de recursos humanos, para que tomem as melhores decisões durante o processo seletivo. As redes sociais, hoje em dia, são fontes riquíssimas para encontrar bons profissionais, e vêm sendo cada vez mais utilizadas para este fim. Ações como; escolha do público público-alvo, job description, grupos especializados e entre outros.

Iniciativas como essas podem melhorar ainda mais seu processo seletivo, tornando-o ainda mais otimizado.

Além disso, os softwares de recrutamento e seleção, tais como o PandaPé, oferecem a possibilidade de criar conexões entre empresa e candidato, para melhorar a experiência com a sua marca empregadora, agilizar, humanizar e centralizar informações dos seus processos seletivos.

O software como esses possuem a funcionalidade de publicar vagas em diversos canais distintos ao mesmo tempo com apenas um clique, incluindo as redes sociais. Isso garante economia de tempo na divulgação das oportunidades, permite que os candidatos através do sentimento de identificação com a empresa se candidatem de forma espontânea e acelere o processo de R&S.

Procure competências comportamentais

A diversidade enriquece o time e possibilita combinar habilidades que estimulem um trabalho mais efetivo. Além disso, é preciso investir na busca de talentos capazes de trabalhar em equipe, lidar com diferenças, seja engajado com trabalho e proponha soluções inovadoras e criativas. Essas competências estão ligadas ao comportamento, atitudes e sentimentos, tanto no ambiente social como no empresarial, e podem determinar se um profissional é adequado ou não para sua vaga. Tornando assim o seu processo seletivo otimizado.

As 5 competências consideradas mais importantes pelos recrutadores são:

1. Liderança

2. Trabalho em equipe

3. Equilíbrio emocional

4. Criatividade

5. Comunicação

Parece muita coisa, mas tudo isso é importante para a maioria das vagas ofertadas pelo mercado de trabalho. Pode-se dizer que não existem competências melhores ou piores, apenas as competências certas para cada cargo.

Valorize as indicações

As indicações internas também funcionam como um ótimo método para otimizar o processo de contratação de um novo colaborador, pois como o já colaborador conhece a cultura da empresa, a chance de indicar um perfil que se encaixe nesse cenário é bem grande. Com isso, os profissionais de RH conseguem reduzir o tempo dos processos seletivos, além de permitir que os colaboradores participem com as indicações.

Cuide da reputação da sua marca empregadora

O erro mais comum cometido pelos recrutadores é acreditar que, após escolher o candidato ideal, o processo estará finalizado. Mas é neste ponto que a reputação da marca empregadora fica mais exposta, pois os candidatos que não foram aprovados também esperam por um feedback. Humanizar o R&S e aproximar a comunicação com os candidatos, sejam eles aprovados ou não no processo seletivo, demonstra seriedade no recrutamento e fortalece seu employer branding, criando um sentimento maior de identificação com sua marca.

Aqui, no InfoJobs, entendemos que um processo de recrutamento de seleção exige atenção e dedicação do time de recursos humanos, pois envolvem inúmeras etapas para que o candidato ideal seja contratado. Por isso, a dica mais importante para otimizar o seu processo seletivo é investir em tecnologia!

Ao usar a tecnologia a seu favor, o recrutador pode automatizar processos burocráticos e ser tornar mais estratégico e assertivo nas suas decisões. Além disso, ele pode customizar fluxos para cada perfil de vaga para que, com inteligência artificial, o sistema analise o seu comportamento e apresente os candidatos mais aderentes à vaga. Tudo isso pode ser feito com o PandaPé!

Além disso, a ferramenta permite especificar o nível de compatibilidade que aprova o candidato para próxima etapa, incluir testes vocacionais, de conhecimentos e idiomas, e agendar entrevistas online e presencial. A Transformação Digital atrelada a processos de R&S podem gerar positivos resultados e tornar o RH mais estratégico, ao automatizar procedimentos burocráticos.

Como diminuir turnover e reter talentos


Ficar atento ao comportamento e desempenho do colaborador durante o período de experiências também é uma forma de tornar o processo seletivo mais assertivo e diminuir o turnover de colaboradores.

Você sabe alguma dica adicional que possa otimizar os processos seletivos que tenha ficado de fora da nossa lista? Compartilhe conosco em nossas redes sociais! Não se esqueça de acompanhar nossas novidades no LinkedIN, assim, você recebe em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga