6 dicas para vencer o medo em uma entrevista de emprego

Muitos candidatos ficam extremamente nervosos nas entrevistas porque pensam que é uma oportunidade única, que não pode ser desperdiçada, para conquistar o emprego desejado. Isso gera uma pressão desnecessária que pode chegar a bloquear o candidato durante a conversa com o entrevistador.

15 de Maio de 2019

Pensando na dificuldade dos candidatos em chegarem calmos e preparados para a entrevista, William Borghetti, especialista no controle do medo de falar em público e comunicação eficaz, preparou algumas dicas sobre como vencer o medo e conseguir um resultado positivo na entrevista de trabalho.

1 – Controle o medo

O medo manteve a humanidade viva até hoje, pois sem o medo pularíamos de um penhasco, não fugiríamos de animais perigosos e entraríamos em águas profundas sem qualquer receio. Portanto, sentir medo é natural para nós, seres humanos. O problema vem quando o medo se transforma em pavor, já que pode deixar-nos bloqueados.
Para ajudá-lo a controlar o medo e diminuir a ansiedade, sugiro que você trabalhe a mente alguns minutos antes da entrevista respondendo para si mesmo as seguintes perguntas:
- O que vou fazer com o primeiro salário?
- Que objetivos conquistarei se conseguir essa emprego?
- Que viagem farei nas minhas primeiras férias?
- Quantos passos avançarei na carreira que sonhei conquistando essa vaga?
Essas perguntas irão gerar motivação e foco nas coisas boas e fará você entrar na sala do entrevistador convicto de que é o melhor profissional para a empresa.

2 - Gere valor

Imagine que você é dono de uma empresa e irá contratar um funcionário. Normalmente contrata-se uma profissional para resolver problemas. Que problemas você acha que pode resolver? Como os seus conhecimentos podem agregar valor? Ter clareza do que você pode contribuir lhe dará a segurança que precisa para se expressar e convencer o entrevistador.

3 – Olhe nos olhos do entrevistador

Você está na mesa de um bar conversando com um amigo e percebe que ele fica olhando para baixo, para os lados ou para cima. Você se sente incomodado, pois sabe ele não está muito interessado no tema. E por que seria diferente frente ao entrevistador? Olhe diretamente nos olhos dele e fale sobre a sua experiência profissional e sobre tudo que você irá agregar à empresa com segurança. Isso pode diferenciá-lo dos demais candidatos.

4 – Mantenha uma postura que passe segurança

Nosso corpo fala. Fala mais do que as nossas palavras. Quando você está em uma discussão e tem convicção do que fala, como é seu tom de voz e sua postura? Provavelmente é um tom de voz alto, convincente, com as mãos gesticulando em apoio ao seu tema, o peito aberto, a cabeça erguida. O mesmo deve acontecer na entrevista. Gesticule, fale com um tom de voz adequado, coloque as palavras com a certeza de que é a pessoa indicada para a vaga. Comece a fazer projetos, acredite que esse emprego já é seu!

5 - Mostre as suas qualidades.

Você sabe dizer, sem pensar muito, quais são suas três maiores qualidades? Se não consegue, comece imaginá-las. Ao sentar em uma mesa de entrevista, você deve conduzir o assunto para os temas que sejam mais convenientes para você.
Vamos supor que você é uma pessoa organizada. O que ser organizado pode contribuir para essa vaga? Como ser organizado o coloca à frente dos demais candidatos? A clareza de saber as próprias qualidades permite conduzir a entrevista para os temas que mais valorizem o seu perfil profissional.

6 - Conheça seu contratante

Você sabe qual o produto ou serviço mais vendido pelo seu contratante? Sabe qual é a missão, visão e os valores da empresa? Sabe qual é o posicionamento da marca dentro do mercado?
Quando for fazer a entrevista pense em quais da suas habilidades podem contribuir com missão e objetivos da organização. O entrevistador receberá uma resposta personalizada, de quem estudou a empresa em que pretende trabalhar e sabe bem o que deve fazer para conquistar a vaga.

InfoDica:

Saiba mais sobre as suas competências comportamentais e desenvolva todo o seu potencial. É necessário que tenha cadastro no site e que você seja um usuário Premium para realizar a Avaliação. Clique aqui para realizar a Avaliação Comportamental.

Encontre o seu emprego aqui!

Procurar Vagas