5 Motivos para utilizar um Software de Recrutamento e Seleção

Atentas às novas tendências tecnológicas, como softwares de recrutamento e seleção, as empresas querem usá-las a seu favor para potencializar os resultados internos.

03 de Dezembro de 2019

Analisar currículos de candidatos, responder e-mails, fazer ligações, entrevistas e passar feedbacks são atividades comuns na rotina de um recrutador. Dentre estes, existem diversos processos manuais e burocráticos. Mas para isso, já surgiram ferramentas digitais capazes de revolucionar as tarefas do departamento de Recursos Humanos e facilitar o dia a dia dos profissionais. Os softwares de recrutamento e seleção podem aperfeiçoar a rotina do RH, eliminar processos burocráticos e operacionais, além de viabilizar análises mais complexas e estratégicas na seleção de talentos.

Veja 5 bons motivos para substituir as planilhas pelas novas tecnologias no RH!

1 - Triagem de currículos mais eficiente

A triagem de currículos é uma tarefa que demanda muito tempo e trabalho manual dos recrutadores. Afinal, a cada vaga divulgada são muitas candidaturas recebidas e, entre elas, muitos candidatos sem o perfil da vaga. Ao utilizar um software de recrutamento e seleção como o PandaPé, é possível filtrar currículos de acordo com palavras chave, como por exemplo, as qualidades técnicas da descrição da vaga.

Trabalhar com um software de recrutamento e seleção também permite o controle mais efetivo do volume de currículos que recebido diariamente, qual a taxa de perfis qualificados, e quais canais de divulgação são mais efetivos para atração.

2 - Perfis do profissional mapeado com precisão

Escolher os melhores candidatos para ocuparem determinadas funções não é um trabalho fácil, por isso é preciso mapear as principais competências e habilidades para ser mais assertivo durante o processo.

Com Inteligência Artificial, um software de recrutamento e seleção consegue identificar as competências de forma rápida, selecionar e apresentar ao recrutador apenas os candidatos com alto nível de aderência à vaga selecionada.

5 Motivos para utilizar um Software de Recrutamento e Seleção


3 - A centralização das informações

Sabemos que atualmente as empresas divulgam e publicam suas vagas em diversos canais, e centralizar essas informações se torna um trabalhoso e demorado. Um ATS (Applicant Tracking System) concentra as informações do processo de recrutamento e seleção em um único lugar, e disponibiliza dashboards com todas as informações relevantes, inclusive a performance dos recrutadores.

Além disso, utilizar uma tecnologia digital permite montar um banco de talentos próprio, permitindo consultar e utiliza-lo no momento mais adequado. Portanto, centralizar as informações é a opção mais indicada para digitalizar seu RH.

4 - Redução de custos

Uma vez que os currículos foram filtrados, executar a etapas do processo de recrutamento de forma manual ocupa tempo do recrutador e, na maior dos casos, impossibilita o feedback para os candidatos.

Com um software de recrutamento e seleção todas estas etapas podem ser feitas de forma automatizada, de modo que o recrutador define a esteira do candidato até a etapa final, incluindo teste personalizados, entrevistas por vídeo e até feedback automáticos de acordo com o desempenho de cada candidato. O smart recruiting proporciona considerável redução de custos e melhora a experiência do candidato com a sua marca, mesmo que a resposta do processo seja negativa.

Como diminuir turnover e reter talentos


5 - Maior segurança de dados

O setor de Recursos Humanos recebe diariamente uma grande quantidade de currículos através de suas páginas oficiais. Lidar com tantas informações importantes dos candidatos, como número do RG e CPF, endereço físico e entre outros, aumenta a responsabilidade da empresa.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, essas informações não podem se tornar públicas sem autorização. E é por isso que as empresas precisam se precaver e armazenar os dados em um local seguro, que tenha as certificações necessárias para cumprimento da lei.

O PandaPé é protegido contra a invasão, evitando assim que dados sejam roubados ou compartilhados sem autorização.

Esses são os principais motivos para você digitalizar agora os seus processos de R&S.

Esperamos que os 5 tópicos abordados neste artigo tenham ajudado a entender como implantar um software de recrutamento e seleção e otimizar processos operacionais do RH.

Gostaria de mais alguma dica de RH? Compartilhe conosco em nossas redes sociais! Não se esqueça de acompanhar as novidades no LinkedIn, e receber em primeira mão nossos conteúdos. 😊

Encontre os melhores profissionais

Anunciar Vaga