Publicidade

Astrônomo

  1. Categoria: Ciências /Pesquisa
  2. Especialização: Pesquisa, Desenvolvimento

O que faz um Astrônomo

O Astrônomo é o profissional responsável por estudar a Ciência que se ocupa da constituição e do movimento dos astros, suas posições relativas e as leis dos seus movimentos.
Um Astrônomo através da observação diária dos astros e da análise dos fenômenos do espaço estudam o universo, seus corpos celestes e galáxias, investigando e analisando a composição, os movimentos e as posições relativas dos planetas, das estrelas e dos demais corpos do Cosmo.
Está sob as responsabilidades de um Astrônomo atuar como pesquisadores, professores universitários ou como realizador de ações de divulgação científica.
Quando professor leciona aulas em faculdades de astronomia, física e matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado em suas teses, realizar estudos e experimentos em institutos de pesquisa, observatórios, planetários e universidades e publicá-los em revistas especializadas, realizar atividades de observação e cálculos, que exigem o uso de telescópios, binóculos e computadores, desenvolver instrumentos para serem usados em pesquisas da área, trabalhar em planetários e museus de ciências, para divulgar a astronomia para o público leigo, organizando exposições, debates, vídeos, oficinas orientando a observação do céu.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Astrônomo além da graduação é essencial que possua boa capacidade de observação, interesse em leituras e estudos, curiosidade e meticulosidade.

Com que áreas um Astrônomo se relaciona?

O Astrônomo por ser o profissional responsável por estudar a Ciência que se ocupa da constituição e do movimento dos astros, suas posições relativas e as leis dos seus movimentos se relaciona com as áreas de Pesquisa e Ciências.

Formação Desejada de um Astrônomo

  1. - Graduação em Astronomia.
  2. - Pós- graduação.
Publicidade
Publicidade