Publicidade

Analista de Desenvolvimento de Produto

  1. Categoria: Marketing
  2. Especialização: Desenvolvimento de Produto

O que faz um Analista de Desenvolvimento de Produto

O Analista de Desenvolvimento de Produto é o profissional responsável por atuar com elaboração, manutenção de normas técnicas dos produtos, elaborando projetos de desenvolvimento de novos produtos, buscando atingir os objetivos de tempo, custos e desempenho, dentro das premissas estabelecidas.
Um Analista de Desenvolvimento de Produto analisa todas as informações recebidas para desenvolver produtos novos ou efetuar modificações nos atuais produtos.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Desenvolvimento de Produto fazer pesquisa de novos produtos, das tendências de mercado e de lançamentos de produtos de marcas concorrentes através da internet, pesquisas de campo, catálogo e participações em feiras a fim de identificar os produtos que estão movimentando o mercado consumidor. Prospectar novos fornecedores através de pesquisa em catálogos e em feiras no exterior, buscando encontrar fornecedores para produzir algum produto já incluso na linha, fazer cotações de preços de novos produtos, entrando em contato com os fornecedores estabelecendo o contato inicial e realizando o estudo de viabilidade de compra, após pesquisa de mercado. Requisitar amostras aos fornecedores para avaliação comercial e realização de testes cabíveis, a fim de identificar o funcionamento dos produtos, organizar reunião de produtos novos, após chegada das amostras, comunicando a todos os participantes do processo, visando colher informações e opiniões para a tomada de decisão de lançamento, encaminhar materiais para testes, conferir amostras, pré- fichas técnicas, acompanhamento de teste de calce e size set, elaboração de fichas técnicas, organização de show room, aprimorar produtos atuais visando melhorar seu desempenho e satisfazer necessidades dos clientes, analisar todas as informações recebidas para desenvolver produtos novos ou efetuar modificações nos atuais produtos, realizar manutenção e atualização das normas internacionais.
Para que o profissional tenha um bom desenvolvimento como Analista de Desenvolvimento de Produto além da graduação é essencial que possua bons conhecimentos em pesquisa produto.

Com que áreas dentro de uma empresa, um Analista de Desenvolvimento de Produto se relaciona?

O Analista de Desenvolvimento de Produto por ser o profissional responsável por realizar análise de desenvolvimento de determinados produtos, se relaciona com toda área de desenvolvimento de produto.

Formação Desejada de um Analista de Desenvolvimento de Produto

  1. - Graduação em Marketing.
  2. - Administração de Empresas.

Cargos Relacionados

  1. - Assistente de Desenvolvimento de Produto
Publicidade
Publicidade