Publicidade

Agente Penitenciário

  1. Categoria: Segurança
  2. Especialização: Segurança

O que faz um Agente Penitenciário

O Agente Penitenciário é o profissional responsável por exercerer atividade de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação aos internos das unidades penitenciárias.
Um Agente Penitenciário desenvolve ações de atendimento, assistência e orientação aos familiares e visitantes dos internos das penitenciárias.
Está sob as responsabilidades de um Agente Penitenciário conduzir os veículos de transporte de internos, manter a segurança dentro da unidade prisional, incluindo a segurança de funcionários e visitantes, informar possíveis ocorrências dentro do seu plantão (motins, incêndios, etc.), intermediar favores entre a pessoa presa e seus visitantes, receber o preso e orientá-lo sobre as normas dentro do presídio, revistar presas e celas e informar sobre a existência de objetos ilícitos, fiscalizar os presos durante o “banho de sol”, conferir periodicamente os presos dentro de uma unidade prisional, controlar a entrada e saída de presentes e alimentos trazidos para o preso pelos seus familiares, conferir os documentos da pessoa presa quando esta entra ou deixa o presídio, conhecer e saber lidar com o sistema de alarmes, estabelecer a ordem em caso de brigas entre presos e rebeliões.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Agente Penitenciário é essencial saber lidar com pessoas agressivas e ter equilíbrio emocional.

Com que áreas um Agente Penitenciário se relaciona?

O Agente Penitenciário por ser o profissional responsável por exercerer atividade de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação aos internos das unidades penitenciárias se relaciona com a área de segurança.

Formação Desejada de um Agente Penitenciário

  1. - Ensino Médio Completo.
Publicidade
Publicidade