Como elaborar uma descrição de cargo sem cometer erros? É justamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
O objetivo do recrutamento e seleção é atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado para dentro da sua empresa, por isso, é importante elaborar um excelente job description.
Ocasionalmente, este pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. Quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.
Veja como evitar os principais erros ao elaborar seu job description:
Sumário:
O título da vaga é o primeiro impacto com os seus candidatos, portanto precisa ser claro e objetivo. Além de descrever a função da vaga, ao invés de apenas tarefas.
Sabemos que, às vezes, as empresas gostam de inovar e ser criativas na descrição do cargo ou do título da vaga, contudo, deve-se ter cuidado com as palavras para que não afete negativamente a divulgação da sua publicação. Se não usar as palavras certas, menos pessoas serão impactadas para encontrar a sua oportunidade.
Alguns dos erros mais comuns nas vagas são:
Mas vale relembrar que uma empresa com o fit cultural moderno, com foco na busca de pessoas mais jovens para um determinado cargo deve usar uma linguagem que atinja esse público. No caso de uma empresa mais tradicional, a abordagem deve ser mais formal.
O mais importante para elaboração de um bom job descripition é como você irá apresentar a empresa e descrever as funções e tarefas que o profissional irá desempenhar.
Um dos principais erros é não ser transparente no conteúdo dessas informações. Nesta etapa de atração, é preciso ser o mais claro possível, com o objetivo de gerar credibilidade e desejo nos candidatos.
Não se esqueça de indicar a localização da empresa. Isso ajuda para que os candidatos possam identificar de forma fácil a distância do local de trabalho, e avaliar se a oportunidade é realmente interessante para ele.
Sabemos que, em alguns casos, o salário é uma informação confidencial ou não é estratégico para a empresa divulgar no primeiro momento. Mas não incluir a faixa salarial no job description deixará a sua vaga sempre um passo atrás na competição por candidatos qualificados.
Portanto, sempre que possível, não se esqueça de mencioná-la com honestidade. Lembre-se de que sempre é possível negociar o salário com mais calma nas etapas finais do processo.
Indique também os benefícios que a empresa oferece, como por exemplo: vale alimentação, vale transporte, participação nos lucros, entre outros. Detalhes como creche no trabalho, home office e horário flexível também atraem a atenção dos candidatos.
Chegou o momento de falar um pouco sobre a empresa, ou seja, descrevê-la brevemente e mostrar como ela é. São informações como:
Para evitar esses erros comece com um resumo da empresa, destaque as vantagens de ser um funcionário e o quanto é importante fazer parte da equipe, e demonstre atitudes alinhadas ao fit cultural para atrair os candidatos certos.
Lembre-se que a descrição da vaga é uma oportunidade de vender a organização, tornando o cargo em aberto um verdadeiro objeto de desejo.
Uma boa descrição de vagas contém os seguintes tópicos:
Recrutar os melhores talentos é realmente um desafio para as empresas. Para driblar esse problema, o uso de um software de recrutamento e seleção como o Pandapé, que utiliza Inteligência Artificial para otimizar os processos, está entre as opções mais usada por profissionais de Recursos Humanos.