Encontrar os melhores profissionais exige uma combinação de fatores como: estratégias de recrutamento e seleção, métodos ágeis, criatividade, habilidades do RH, entre outros. E para isso, o setor de recursos humanos deve estar atento às principais tendências do mercado.

Em todos esses elementos, a tecnologia torna o recrutamento mais fácil e assertivo, desde a publicação das suas ofertas de emprego em poucos cliques, e em canais amplos, até a triagem de currículos com Inteligência Artificial para conhecer apenas os candidatos qualificados.

Contudo, as estratégias de recrutamento e seleção também são mecanismos para que a sua empresa se destaque entre os concorrentes, cativando os candidatos e proporcionando boas experiências, a fim de obter as melhores contratações.

O que são estratégias de recrutamento e seleção?

De forma resumida, as estratégias de recrutamento e seleção tratam-se de um plano de ação para ajudar o RH a identificar, atrair, analisar e contratar os melhores talentos para as posições em aberto, no menor tempo possível e sem deixar de lado a experiência do candidato.

As estratégias de recrutamento e seleção são pontos de partida que ajudam a recrutar os candidatos ideais para desenvolver as equipes.

Elas variam desde métodos básicos, como publicar suas vagas nos canais certos, até estratégias mais avançadas, como programas de indicação ou agregar tecnologia para recrutamento, como o ATS PandaPé.

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Para implementar boas estratégias de recrutamento e seleção é necessário analisar o processo seletivo e entender como cada prática se adequa às etapas do recrutamento.

1. Entenda a era funcionário-cliente

O perfil do consumidor mudou, e o do seu candidato também. Isso porque a internet trouxe para o mercado um fórum de candidatos-clientes, ou seja, as pessoas que se inscrevem em seus processos seletivos muitas vezes já conhecem sua marca como clientes.

E é por isso que a experiência do candidato é tão importante, afinal, esse profissional e consumidor irá levar novas percepções sobre a sua marca com base nesse contato.

Seja online, por telefone, com uma vídeo entrevista ou pessoalmente, a primeira impressão será avaliada, primeiro como cliente, depois como candidato.

Dessa forma, é importante fazer com que eles se sintam tão entusiasmados, e que o encanto pela marca se mantenha. Uma das estratégias de recrutamento e seleção é tratar os candidatos da mesma maneira que você trata seus clientes, pois de fato eles também são.

Seja empático: se preocupe com o bem-estar dos candidatos, lembre-se de fazer com que eles se sintam confortáveis durante o processo seletivo;

Seja transparente: forneça aos candidatos todas informações necessárias sobre o processo seletivo, e esteja disponível para tirar possíveis dúvidas;

Dê feedbacks: não deixei os candidatos sem uma resposta sobre as etapas que participaram, é fundamental informar o status do processo seletivo.

2. Use as mídias sociais

As redes sociais são uma ótima ferramenta para o recrutamento, e cada vez mais são utilizadas para essa função. Por isso, entenda onde os seus candidatos buscam emprego e use isso para anunciar as oportunidades de forma assertiva.

Ferramentas com multi-publicação, como PandaPé, permitem que o RH publique o mesmo job description em diversos canais, atingindo um número maior de candidatos. Além disso, essa ação também ajuda a aumentar o conhecimento sobre as oportunidades em sua empresa, de forma geral.

3. Proponha um programa de indicação

Bons profissionais costumam conhecer outros excelentes profissionais, por isso um programa de indicação é uma das melhores estratégias de recrutamento e seleção.

Além disso, os colaboradores da sua empresa conhecem o perfil da organização e a rotina de trabalho, por isso, as chances de indicar um profissional com a aderência ao Fit Cultural são maiores.

Muitas vezes as práticas de indicação já acontecem quando os colaboradores compartilham as oportunidades em aberto com os seus contatos.

Porém, um programa de indicação bem estruturado irá encorajar ainda mais os funcionários a indicar os melhores talentos que conhecem. Considere fornecer incentivos como bônus para criar entusiasmo em torno do programa.

4. Crie uma página Trabalhe Conosco

Uma página Trabalhe Conosco bem elaborada funciona como uma vitrine da sua organização, e esse deve ser o principal canal de atração de candidatos.

É nesse ambiente que os candidatos podem conhecer melhor a estrutura da sua organização, os programas de desenvolvimento e os objetivos da empresa. Além disso, é possível também compartilhar fotos e vídeos da empresa, fortalecendo a cultura e a marca empregadora.

Por isso, estruturar uma boa página Trabalhe Conosco é uma estratégia fundamental na atração dos melhores profissionais.

5. Faça um job description atraente

Embora alguns recrutadores não considerem o anúncio da vaga como algo importante, essa é uma das estratégias de recrutamento e seleção que mais impactam os processos seletivos.

Em pesquisa feita pelo Infojobs, 87% dos profissionais dizem preferir um anúncio de vaga completo, com todas as informações necessárias. Isso reforça que o peso que o job description tem para a atração de candidatos.

Sendo assim, escrever um anúncio transparente e que chame atenção garantirá com que os profissionais se interessem em candidatar a vaga. Confira algumas dicas:

Faça títulos claros e diretos: quanto mais preciso for o seu título, mais eficaz você será em despertar o interesse dos candidatos mais qualificados e aderentes;

Crie com um resumo atraente: pense em uma visão geral que deixe os candidatos entusiasmados com a função e a empresa;

Inclua o essencial: Lembre-se de escrever as funções desenvolvidas, as habilidades básicas e sociais, conhecimentos técnicos e como a posição se encaixa na organização;

Destaque a cultura: apresente detalhes sobre a cultura, práticas da empresa e valores do negócio;

Seja inclusivo: mostre que a oportunidade é para todos os profissionais, por isso usa uma linguagem inclusiva e repense em exigências que podem ser excludentes, como intercâmbios.

6. Verifique seu banco de currículos

Arquivar o histórico dos profissionais que já participaram dos processos seletivos da sua empresa é uma ótima estratégia de recrutamento e seleção para encontrar bons profissionais.

Muitas vezes um profissional pode não ser adequado para determinada oportunidade, mas ser o candidato ideal para outro cargo. Por isso, sempre que possível revisite o currículo de candidatos anteriores e os convide para a nova oportunidade.

Com o Infojobs é possível ter acesso ao maior banco de currículos do Brasil, são diversos profissionais esperando uma oportunidade.

Saiba como criar um banco de currículos qualificado

7. Trabalhe sua marca empregadora

Trabalhar a marca empregadora trata-se de uma estratégia de recrutamento e seleção ligada ao Inbound Recruiting, que basicamente tem como objetivo criar o interesse dos candidatos em ingressar na sua empresa, nutrindo a reputação da marca empregadora com ações de Employer Branding.

Ou seja, ao mostrar que a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar, o RH cria uma relação próxima aos possíveis candidatos, que tendem a fazer uma busca ativa por vaga, uma vez que já estão engajados.

Tecnologia para recrutamento

Além das estratégias de recrutamento e seleção citadas, contar com tecnologia para contratar também irá auxiliar o RH a encontrar os melhores profissionais, além de impulsionar a experiência dos candidatos.

Com o PandaPé, software desenvolvido pelo Infojobs, os recrutadores contam com apoio de Inteligência Artificial e Smart Recruiting para selecionar os candidatos mais aderentes ao perfil da empresa e necessidade da vaga, o que garante contratações mais assertivas.

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