Ceramista

  1. Categoria: Artes
  2. Especialização: Artesanato

O que faz um Ceramista

O Ceramista é o profissional responsável por trabalhar com a cerâmica, que é a atividade de produção de objetos e artefatos a partir de argilas.
Um Ceramista se dedica a arte e manufatura da cerâmica.
Está sob as responsabilidades de um Ceramista preparar o material a ser utilizado, projetar a obra, o objeto ou o artefato a ser produzido, desenhando-o e especificando os detalhes, segundo seu desejo, ou do cliente, utilizando as técnicas que produzirem o efeito desejado, quando pronta, colocá-la para secar, geralmente em forno de cerâmica, na temperatura adequada a cada material, pintar a peça se for o caso, com a tinta adequada a cada material e ao efeito desejado, e, se necessário, colocar para secar novamente, dar o acabamento à peça, e realizar os ajustes finais.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Ceramista é essencial ter amor pelas artes e se interessar por decoração, uma vez que os objetos produzidos, na maioria das vezes tem esse fim.

Com que áreas um Ceramista se relaciona?

O Ceramista por ser o profissional responsável por trabalhar com a cerâmica, que é a atividade de produção de objetos e artefatos a partir de argilas se relaciona com a área de Artes.

Formação Desejada de um Ceramista

  1. - Livre de Formação.